quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Carta Aberta ao Povo Catarinense


"Nesse seu jeito de ser, crer e viver, a juventude faz a vida acontecer!”

No dia 18 de novembro de 2007, no Parque Nacional da Cebola, em Ituporanga, nos reunimos para celebrar os 25 anos das Pastorais da Juventude (PJ`s) de Santa Catarina.

As PJ’s – SC são uma das experiências significativas de evangelização da juventude e carregam consigo os elementos fundamentais da proposta pedagógica do projeto de Jesus Cristo que reconhece a importância do protagonismo juvenil, da formação integral, dos grupos de jovens e do acompanhamento. Estão organizadas nas 10 Dioceses do Estado de Santa Catarina, atuando em diversas realidades da juventude: no meio estudantil, no campo, no meio popular e nas comunidades.

Somos cerca de 18 mil pessoas, em sua maioria jovens, rapazes e moças de diversas etnias, classes sociais e comunidades, que aqui estivemos porque acreditamos no potencial da juventude e na construção de um outro mundo possível. Somos Igreja com um rosto e jeito jovem construindo a Civilização do Amor! Esta celebração resulta de um bonito processo de fortalecimento da identidade, da mística e da espiritualidade, reafirmando nossa missão, princípios pastorais e utopias ao longo desta caminhada de evangelização da juventude no Regional Sul IV.

Celebramos a vida, as lutas, os sonhos, os projetos e os desejos de continuar sendo organização de jovens que através dos grupos procura acompanhá-los, formando-os nos valores do Evangelho para que possam ser atores da construção do Reino de Deus e de uma nova sociedade onde todos os homens e mulheres tenham vida plena. Foi uma celebração da experiência de fé em Jesus Cristo, onde vivenciamos a fraternidade e a comunhão.

Sentimo-nos fortalecidos com a riqueza da simbologia, das músicas, das relações juvenis e das expressões do nosso jeito de ser, crer e viver presentes nos diversos espaços temáticos: Tempo de Rezar; Tempo de Evangelizar; Tempo de Ser, Crer e Viver; Tempo de Optar; Tempo de Direitos; Tempo de Resistir e Tempo de Falar.

Percebemos que avançamos bastante e que Deus nos agraciou com muitas conquistas. Porém, reconhecemos que ainda há um longo caminho a percorrer com vários desafios a serem enfrentados, tanto no aspecto sócio- econômico quanto no político, religioso e cultural. Para isso, contamos com um comprometido apoio e uma atitude profética de toda Igreja para com os jovens em suas diferentes realidades.

Assim, reafirmamos o nosso compromisso de sermos Sementes do Verbo (Doc 85) na evangelização da juventude através das Pastorais da Juventude e demais organizações que levam a Boa Nova de Jesus aos jovens!






Ituporanga – SC, 18 de Novembro de 2007.



Um comentário:

  1. Esta Carta aberta foi realmente um marco na Celebração dos 25 anos, resumi mais ou menos tudo o que a Propõe: o comprometimento com o social, com o Projeto de Jesus Cristo,com a vida...
    foi realmente maravilhoso, não canso de parabenizar a todos: Coordenação, Dioceses, Paróquias, grupos de base, todos que fizeram acontecer essa bonita celebração da PJ!
    Saudações!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...