quinta-feira, 22 de maio de 2008

Tapetes de Corpus Christi




PJ Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá, confecçiona tapetes no Corpus Christi na manhã desta quinta-feira. Com temas diversos, se destacou a temática dos 25 anos das PJ's de SC.
Mais fotos aqui
Corpus Christi
O nome Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A celebração é realizada numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio corpo de Cristo. Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. 'O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente' (Jo 6, 55 - 59).

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós. A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a Freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV através da Bula Papal 'Trasnsiturus de hoc mundo', estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.

2 comentários:

  1. Que bonito!
    muito bonito mesmo o evento de Corpus Christi em especial a presença da PJ. PArabéns N.S.Mãe dos Homens...que possamos nos empenhar e caminhar cada vez contribuindo mais na caminhada de nossas comunidades.

    Uilian - Praia Grande/Criciúma

    ResponderExcluir
  2. eu queria agradecer a toda a galera q participou naquele dia, levantaram cedo e puseram a mao na massa, ou melhor nas serragens, hehehe!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...