terça-feira, 17 de junho de 2008

Oficina: Projeto de Vida

“Planejar e projetar o futuro, faz com que sejamos muito mais comprometidos e comprometidas com nosso presente”. (Leila Navarro)



A juventude, este importante momento da vida, carregado de aspirações, buscas e desejos, se vê diante de uma sociedade globalizada que impõe comportamentos e atitudes. Como conservar sua identidade diante deste modelo de sociedade? Que opções e decisões o jovem deve tomar para estabelecer um futuro feliz? Como construir um projeto de vida que dê conta de seus anseios pessoais e que, ao mesmo tempo, ajude a construir uma sociedade mais justa e fraterna?

Tais indagações reforçam a necessidade de bem projetar a vida. Melhor ainda quando esse projeto sai do campo das idéias e torna-se efetivo. Para construir concretamente um projeto de vida precisamos de dedicação e tempo. A vida não pode ser idealizada de qualquer jeito e com ações momentâneas, ela exige cuidado e respeito.

Para construir um projeto de vida é necessário revisar, avaliar e apontar metas. Neste caso, projetar significa registrar e documentar sua história e estabelecer um caminho a ser percorrido objetivando ações que favoreçam seus sonhos e realizações pessoais e coletivas. Um projeto de vida, além de organizar tal caminho, reforça e motiva para que seus passos sejam dados com mais eficiência. Para isso, é indispensável o papel de uma pessoa que tenha clareza desse processo para fazer devidamente o acompanhamento pessoal do jovem na construção do projeto.

O grupo da PJM do Ensino Médio transforma-se num campo fértil para a elaboração do projeto de vida com base nos valores humano-cristãos e na formação integral, ferramentas importantes para a educação de “bons cristãos e virtuosos cidadãos”.

Para construção do projeto, o grupo está iniciando uma oficina que será organizada em oito passos metodológicos. Os encontros ocorrem nas sextas-feiras às 14h, no Colégio Marista, na sala da PJM.

O encontro inaugural foi realizado no dia 13/06. Já a primeira etapa da oficina acontecerá dia 20/06 e é destinada somente aos alunos do ensino médio.

Participe, não perca a oportunidade de construir seu futuro com mais objetividade e consciência.


Glaucio Luiz Mota
Assistente de Pastoral
Colégio Marista – Criciúma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...