quarta-feira, 2 de julho de 2008

Leonardo Boff - Tempo de Transcendência



Ouça a palestra de Leonardo Boff: Tempo de Transcendência
Clique nos links abaixo:

2 comentários:

  1. Sombras da inquisição
    by jpereira — last modified 2007-03-20 13:56
    Contributors: Frei Betto
    A condenação do jesuíta salvadorenho Jon Sobrino é feita por aqueles que enxergam heresia onde há fidelidade ao Espírito Santo

    Frei Betto 20/03/2007





    Hoje é um dia triste para mim. Dói no fundo do meu coração, no âmago de minha fé cristã. O papa Bento XVI, às vésperas de sua primeira viagem à América Latina, faz um gesto que imprime um gosto amargo às boas-vindas: condena o teólogo jesuíta Jon Sobrino, de El Salvador.

    Conheço Sobrino de longa data. Estivemos assessorando os bispos latino-americanos em Puebla, em 1979, por ocasião da primeira visita do papa João Paulo II ao nosso Continente. Participamos juntos de muitos eventos, empenhados em nutrir a fé das Comunidades Eclesiais de Base que, hoje, fazem da América Latina a região com o maior número de católicos no mundo.

    Sobrino é acusado de, em suas obras teológicas, não dar suficiente ênfase à consciência divina do Jesus histórico. Fica, pois, proibido de dar aulas de teologia, e todos os seus futuros escritos devem ser submetidos à censura vaticana.

    O parecer condenatório da comissão da Congregação da Doutrina da Fé, ex-Santo Ofício, parte, sem dúvida, de preconceitos. A leitura atenta das obras de Sobrino revela que, em nenhum momento, ele nega a divindade de Jesus.

    Nega é o docetismo, heresia já condenada pela Igreja nos primeiros séculos da era cristã, baseada na idéia de que Jesus, de humano, só tinha a aparência, em tudo mais era divino. O que faria da encarnação um embuste e daria asas à fantasia de que, ali na Palestina do século I, o homem Jesus, dotado de onisciência, poderia muito bem ter a antevisão do atual conflito entre palestinos e judeus.

    Os evangelhos mostram claramente que Jesus tinha consciência de sua filiação divina. Ao contrário de seus contemporâneos, tratava Javé de modo muito íntimo, carinhoso: Abba, Omeu pai querido¹, uma das raras expressões aramaicas a língua que Jesus falava a constar do texto bíblico. Contudo, esses mesmos evangelhos mostram que Jesus, como todos nós, sofreu tentações, teve medo da morte, chorou, experimentou a solidão, pediu ao Pai para, se possível, afastá-lo do cálice de sangue. Ou seja, em tudo foi igual a nós, como afirma Paulo na Carta aos Filipenses, exceto no pecado, pois amava assim como só Deus ama.

    Roma, sem dúvida, ainda padece do platonismo impregnado na teologia liberal desde Santo Agostinho. Fala da divindade como se fosse contrária à humanidade.

    A Criação divina é indivisível. Como diz Paulo, ³nele (Deus) vivemos, nos movemos e existimos² (Atos dos Apóstolos 17, 28).

    Bem diz Leonardo Boff ao referir-se a Jesus: ³Humano assim como ele foi, só podia ser Deus mesmo². A nossa humanidade não é a negação da divindade, assim como não o era a de Jesus. A divindade é a plenitude da humanidade e esta, o prenúncio daquela. ³Somos da raça divina², afirmou Paulo aos atenienses (Atos dos Apóstolos 17, 28).

    Roma, que tanto lida com símbolos, parece desprezar a América Latina ao ignorar que Jon Sobrino vive em El Salvador, cujo arcebispo, dom Oscar Romero, foi assassinado pelas forças de direita ao celebrar missa na catedral, em 1980. No próximo dia 24 comemoram-se 27 anos de seu martírio. Sobrino mora em San Salvador, na mesma casa na qual, em 1989, quatro padres jesuítas, mais a cozinheira e sua filha de 15 anos, foram assassinados pelo Esquadrão da Morte.

    Como renovar a Igreja Católica se suas melhores cabeças estão sob a guilhotina de quem enxerga heresia onde há fidelidade do Espírito Santo: Hans Kung em 1975 e 1980; Jacques Pohier em 1979; Schillebeeckx em 1980, 1984 e 1986; Leonardo Boff em 1985; Charles Curran em 1986; Tissa Balasuriya, em 1997; Anthony de Mello, em 1998; Reinhard Messner, em 2000; Jacques Dupuis e Marciano Vidal, em 2001; Roger Haight, em 2004. Nenhum deles, porém, foi excomungado como apregoam os fundamentalistas católicos.

    O que está por trás da censura a Sobrino é a visão latino-americana de um Jesus que não é branco nem tem olhos azuis. Um Jesus indígena, negro, moreno, migrante; Jesus mulher, marginalizado, excluído. Aquele Jesus descrito no capítulo 25 de Mateus: faminto, sedento, maltrapilho, enfermo, peregrino.

    Jesus que se identifica com os condenados da Terra e dirá a todos que, frente a tanta miséria, se portam como o bom samaritano: ³O que vocês fizeram a um dos menores de meus irmãos, a mim o fizeram² (Mateus 25, 40).



    Frei Betto

    é autor de ³Entre todos os homens² (Ática), biografia romanceada de Jesus, entre outros livros.

    Você é muito bom para estar com os pecadores
    Posted by Mauro at 2007-03-27 16:55


    É Betto, funda uma igreja nova. Você é sábio demais para estar na Igreja Católica. Você é iluminado demais. Mais do que o Papa. Ele está errado. Só você está certo.


    TEXTO DO FREI BETTO
    Posted by RENÊ ROLDAN at 2007-03-28 19:17


    O que se pode esperar de uma igreja que esta mais preocupada em massa, em casa cheia? Os criticos do texto são desprovidos de teologia. Deistas que são idolatram tudo que o clero oficial aprova. É lamentável.


    A Igreja é para todos
    Posted by Carolina at 2007-03-31 19:40


    Na minha opinião, a Igreja do Frei Betto já existe, mas só quem entende as palavras de Jesus pode ver. Se a Igreja do Papa nos tira o direito de viver a mística da celebração para não ter que sentar do lado do "burguês caridoso" ou ouvir aquele sermão vazio descolado da realidade, a Igreja do Frei Betto nos dá o conforto de saber que somos amados por Deus e que podemos amá-lo, independente de não concordar com as incoerências da igreja que o homem criou, pois assim como o Frei Betto, eu e você, o Papa é só um homem.


    Você é muito bom para estar com os pecadores
    Posted by Marilda Teles Maracci at 2007-04-01 20:33


    É Mauro. Que indisposição a sua em discutir o assunto... Recomendo a você que procure informar-se mais sobre a elite da sua igreja. Não está em discussão a religião católica mas sim o que fazem em seu nome. Você deve ser muito ingênuo em acreditar incondicionalmente nos chefes da sua igreja. E o povo que segue com boa vontade, não lhe preocupa? Sua fé é assim mesmo, cega? Sua fé é nos mandantes da sua igreja então?


    Resposta
    Posted by Renato at 2007-05-09 18:27


    Lamentável a forma irônica e ignorante de seu comentário! Percebe-se que você não compreendeu uma vírgula do que Frei Betto escreveu! Só mesmo o conhecimento e a fé esclarecida e forte podem mudar mesmo esse estado de coisas... e as cabeças!!!!!


    O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER
    Posted by ÍTALO AGRA - PJMP at 2007-05-12 11:19


    É meu caro mauro, acho que voce está louvando tanto que não enxerga os fatos. O pior cego é o que não quer ver,que igreja é essa que ordena o silencio dos seus quando estes falam o que lhe é incoveniente, dizem que o papa é o representante de cristo na terra, é muita pretensão, não conheço nenhuma passagem em que cristo foi autoritário, preconceituoso ou dogmático. O papa diz que a igreja não tem nada a ver com justiça social, isso é coisa do mundo. Mas o vaticano tem um banco, há coisa mais mundana que isso. Voltar o latin, cercear o abraço da paz , impor uma forma morta de celebrar a vida para o mundo todo. Ainda bem que nos restam movimentos, Pastorais e religiosos que trilham por outro caminho. o que vejo é uma estrutra de poder emburrecida, arcaica, dogmática morrendo de saudades dos seus tempos áureos na idade média em que religião estado e poder, estavam nas entrelinhas das ave-marias e pai-nossos e que os fiéis eram manipulados e docilizados com as chamas do inferno. Talvez a caverna seja mais conveniente para maioria...


    FREI BETTO " EM DEFESA"
    Posted by gerson at 2007-11-18 16:16


    EU NÃO ENTENDI ESTÁ CRITICA A FREI BETTO, MESMO EU NÃO SENDO CATOLICO (UNIVERSAL), APOSTOLICO (DOS APOSTOLOS) E ROMANO ( ESTRANHO, SE É UNIVERSAL COMO PODE SER ROMANO?). QUEM SE DIZ QUE ESTA SERTO EM TUDO, QUE É SANTO, SANTO E SANTO, É O PRÓPRIO PAPA. A HISTÓRIA NOS MOSTRA O CONTRÁRIO, O PAPA JOÃO PAULO II, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DESSA IGREJA, ADMITIL PARTE DAS TERRÍVEIS BARBÁRIES COMETIDAS, CONTRA OS JUDEUS, PROTESTANTES, INDIOS, ESCRAVOS, HUGNOTES, MUSSULMANOS, ETC.. INCLUSIVE CONTRA MUITOS CATÓLICOS QUE FORAM MORTOS PELA IGREJA CATOLICA E APÓS ALGUNAS ANOS, ALGUNS FORAM TRANSFORMADOS EM SANTOS, O QUE MOSTRA QUE É UMA IGREJA QUE TAMBEM ERRA. COMO EXEMPLO, QUANDO AS TROPAS DE NAPOLEÃO CHEGARAM NA ESPANHA, ELAS ENCONTRARÃO PESSOAS SENDO TORTURADAS DE MANEIRAS TERRÍVEIS EM ALGUMAS IGREJAS CATÓLICAS, OS SOLDADOS FICARAM TÃO IRADOS QUE RETIRARAM OS PRISIONEIROS E COLOCARAM OS PADRES NO LUGAR, ERA O FIM DA "SANTA" INQUISIÇÃO ESPANHOLA. NÃO QUE OUTRAS RELIGIÕES NÃO FIZERAM COISAS SEMELHANTES EM NOME DE DEUS ( PIORES SERIA DIFÍCIO ), MAS É PRA FICAR CLARO QUE A IGREJA CATOLICA NÃO É SANTA COMO PENSAM, E QUE PODE ESTAR EQUIVOCADA, COMO ESTEVE DURANTE SUA EXISTÊNCIA, PROIBINDO A LEITURA DA BÍBLIA DO SÉCULO XVI ATÉ AS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX.


    deus opera com forças políticas...
    Posted by joão henrique at 2007-03-29 09:35


    a questão central a ser discutida não é se "betto é bom demais para estar entre os pecadores" ou "fundar uma nova igreja"... talvez seja necessário botar esta que está aí abaixo...

    para adiante disso, o que está em jogo, ao meu ver, é o preconceito apontado pelo autor tanto por ser na américa latina a formação desse movimento, quanto à motivação dele. a Igreja hieráquica sempre esteve alinhada aos interesses da elite... basta!

    a punição é pra servir de exemplo como também serviu uma das últimas ações de João Paulo II ao transferir o bispo Casaldáliga por atuar junto aos movimentos de luta pela terra...

    ratzinger não é diferente do que planejaram politicamente na escolha do "novo" papa.

    ou será que o espírito santo é mais democrático que os "senhores dos anéis", permitindo-lhes que tomassem a decisão por Ele? se o nome é revelado qual a explicação para haver votações?

    por outro lado, por qual motivo não se condena a pedofilia na Igreja com o mesmo rigor e obstinação que tratam os padres ligados a questões socias, por exemplo?

    só sendo muito descuidado para não perceber que a Igreja "opera" com forças políticas!


    1979.
    Posted by emerxon@gmail.com at 2007-03-29 10:30


    Fui católico. Muitos anos. Mas sou descendente de pessoas não católicas, misticamente muito profundas. Escolhi, em 1979, ser católico. E escolhi ser cidadão também. Naquela época isso era perigoso. Encontrei uma igreja de verdade, dinâmica, acolhedora, questionadora e ativa. E também mística. Só mais tarde descobri que era apenas uma parte da igreja. Nossa paróquia estava submersa nas resoluções de puebla e Leonardo Boff era lido por jovens secundaristas e universitários, que a partir dele conseguiam vislumbrar algum sentido nos sacramentos. Mas era perigoso ler aqueles livros. Tempos de chumbo. Leonardo e frei Betto falaram (e falam) a linguagem do espírito humano que busca o coletivo, o bem para todos, a velocidade do mais lento na subida. Eles conquistaram mentes brilhantes e jovens por demonstrarem o que o Buda chama de compaixão. Não é doloroso que essa Igreja seja calada? Que mal, que tragédia, que crueldade está nas mentes que afastam o rebanho de seus pastores mais amorosos? Têm razão os que vêem a materialidade da política nas arquiteturas humilhantes. Jesus morreu por articulações desse tipo, também. Em pouco tempo, a continuar o ritmo de exclusões, vamos fazer cópias e "contrabandear" os "livros proibidos" de nossos teólogos e pensadores e escondê-los do olhar da censura, como se fazia na época da repressão política. Tentar calar o canto desses cantores é tentar calar a vida da Igreja. Que a música e o canto sejam mais fortes! Non nobis, Domine, non nobis, sed nomini Tuo da gloriam.


    Sombras da inquisição sob as bênçãos de Bento XVI
    Posted by Marilda Teles Maracci at 2007-03-29 09:56


    Não é de se estranhar a atitude inquisitória do atual Papa. Vejamos sua história: ex-militante das Juventudes Hitleristas e filho de um governador de Hitler e prefeito da Pus Dei (defensora do fascismo no Chile, Brasil, Nicarágua, Guatemala etc. e também é uma das promotoras das hordas oligárquicas da Venezuela)!!! Joseph Tatzinger foi eleito Papa e se autodenominou Bento XVI. Por que esse nome? Vejamos quem foi Bento XV: em 1914 Bento XV foi eleito Papa. Os alemães, antes da eleição e desesperados para tomar o controle do Vaticano e da cúria do conclave, distribuíram entre os participantes do conclave o "memorando dos católicos alemães sobre a guerra mundial". Bento XV foi pró-alemão e seu instrumento na Primeira Guerra Mundial, manteve uma estreita relação com o Pacto e com a aliança austro-alemã. Foi apelidado pelos jornais militaristas da França de "papa boche". Bento XV foi um grande diplomata que procurou manter uma linha política que favoreceu desmesuradamente o capitalismo e por isso foi responsável pela morte de centenas de milhares de trabalhadores nas baionetas das oligarquias dos países industrializados. A ambições alemãs nunca caíram no esquecimento. Com a eleição de Joseph, o Bento XVI, a extrema direita e em especial a alemã obtém sua bênção sob a tutela pontifícia de origem fascista. Serão abençoados os criminosos e torturadores do Terceiro Mundo. O que está por trás da censura a Sobrino?


    Saiu alguma coisa na Carta Capital desta semana
    Posted by Asclê Junior/DF at 2007-03-29 13:48


    Clique e veja: http://www.cartacapital.com.br/edicoes/2007/marco/437/de-volta-a-treno


    Frei Beto, suas contradições e o Papa Ratzinger
    Posted by Raymundo Araujo Filho at 2007-03-29 14:27


    Frei Beto vem apoiando o (des)governo Lulla, O Inquisidor, por todo o primeiro mandato e ainda escreveu carta para militantes católicos arrolando (enrolando?) os pontos positivos do (des)governo Lulla. Eram equivocadas, quando não mentirosas as virtudes expostas na carta de cabo eleitoral. Após a primeira Encíclca papal, li em sua coluna no jornal O Estado de Minas, um elogio às suas teses (do Papa), enxergando brechas e manifestações que fariam do Papa, senão um progressista, ao menos um moderado. Mais um erro de análise deste representante da vanguarda do atraso. Atribuiu, o frei beto, ao PT, a corrupção e mansalões do (des)governo Lulla. Como se fôssemos cegos e idiotas, e o Lulla um santo. Tá reclamando de que, frei Beto?


    Frei Beto, suas contradicões eo Papa
    Posted by José Gilberto at 2007-03-30 08:44


    Caro amigo, sua leitura sobre Frei Beto é tão superficial quanto sua capacidade de entender que seu título serve para reconhecer nele sua missão. A contradição é imanente no homem, mas ela não representa a dicotomia e a oposição maniqueista, em imanência há o movimento que se estrutura na prática,uma prática que se vivência na busca libertadora de nossa condição primeira. A mosca azul, que vc não leu, representa esse movimento. A mosca azul, que vc não leu, é uma imagem clara da necessária superação do preconceito que vc vive ao rivalizar política e fé, quando deveria uni-las. A mosca azul que vc não leu serve para ver como a modernidade, da qual vc professa ser o detentor, produz morte e sangue, pela contradição, sangue onde o sangue derramou para o não-sangue,para o perdão. Onde sua ira não habita.

    José Gilberto de Souza - Prof. Depto. Economia Rural - Unesp. Jaboticabal.


    Contradições
    Posted by Raymundo Araujo Filho at 2007-04-04 17:18


    Prezado professor A sua leitura sobre o que escrevi é superficial, pois reduz as considerações terranas e conjunturais que faço à lógica católica, ou relativa aà Fé. Assumir o nosso estado pessoal contraditório não basta, ainda mais neste momento crucial que vivemos, afinal vivemos o presente, segundo o Budismo.

    Minha crítica ao Frei Beto é terrena e temporal. Não metafísica e atemporal. Tentar me contrapor o execício da Fé ao fazer Política, é tão pueril que sequer comento. Aliás, tentar confudir os leitoress adjetivando o interlocutor com "sacações' pessoais, as colocando como verdades, já mandou muita gente para a fogueira.

    Frei beto com sua Fé, é tão crticável como qualquer mortal, ateu ou não.

    Raymundo


    O PERFIL PERFEITO
    Posted by ítalo agra - PJMP at 2007-05-12 11:30


    Raimundo te filia à Opus Dei, o teu reacionarismo seria precioso nos quadros dessa tão querida instituição que parece ser a verdadeira mantenedora do caminho de cristo.Quem sabe assim vc não consegue até um encontro com o papa, vc tem o perfil perfeito para ele.


    Condenação de Sobrino
    Posted by José Correia at 2007-03-31 21:13


    Já deviamos esperar algo direto de Roma. A propria Conferencia do episcopado a se realizar daqui a alguns dias já havia dado sinal disso tendo em vista que seu tema, seus roteiros ja apontavam para o proprio umbigo da Igreja Católica, de maneira que abafou-se o grito pelo povo latino americano, excluido e martirizado à 500 anos. O retrocesso iniciado por Joao Paulo II tem continuidade com Bento XVI dando cargos importantes a membros do Opus Dei, daqui a alguns dias estaremos diante de fogueiras como as da inquisição e pelo visto ja acenderam o pavio com Sobrino, acenando que vem mais fogo grosso aí.


    A igreja católica
    Posted by Palanque at 2007-04-15 08:20


    Antes de falarmos sobre o cristianismo, é preciso ler sobre o nascimento da igreja católica, que ao que tudo indica, foi criada por mafiosos italianos e espertalhões judeus. Em outras palavras, os judeus elaboraram o enredo e o vaticano ficou com a bilheteria. Se essa igreja fosse séria, venderia todos os seus bens e daria ao povo. Leiam parte do livro abaixo e vocês nunca mais pisarão numa igreja. Igreja=máfia, é isso! http://paginas.terra.com.br/arte/epicuro/texto/jcnaoexistiu.htm


    "Admirável frei betto"
    Posted by Adimilson at 2007-04-27 12:55


    É admirável ler tantos comentários sobre esta pessoa. É hiper admirável ver como "católicos" dizem ter deixado a Igreja pelo fato de verem perseguidos tais membros, é admirável a forma como estas ovelhas seguem estes pastores mais do que a Cristo. Eu sou católico e admiro todos os seguidores de frei betto e cia, pois demonstram uma adoração melhor do que a minha ao Senhor Jesus. Frei betto por sua vez demonstra uma adoração sem igual ao poder dos PT, Lula e todos estes bandidos... O problema de vocês tá super fácil de resolver, vejam só: Seu Deus: Lula, Papa: Betto, Cardeal: Boff, Leigos: Defensores deste forum, Fé: Relativismo, Prostituição, Homossexualismo, Mentiras. Templo: Onde houver bagunça...


    Resposta
    Posted by Renato at 2007-05-09 18:32


    Quanta bobagem, meu caro!!!! Quanta bobagem!


    admiravel frei Betto
    Posted by goureteCsouza at 2007-05-11 12:15


    Que nojo, ver alguém tão adorador de cristo dizer tatas bobagens. O que posso dizer? perdoai senhor ele não sabe o que fala.


    resposta
    Posted by goureteCsouza at 2007-05-11 12:18


    È de dar nojo, ver um adorador de cristo dizer tanta bobagem. O que posso dizer?perdoai senhor ele não sabe o que fala.


    A BOCA FALA O QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO
    Posted by ITALO PJMP at 2007-05-12 11:44


    reacionário, saiba que não há neutralidade em nenhum aspecto, cristo tomou partido em seu tempo, foi político e ativista. Da mesma forma frei betto e outros assumem suas posições e ao contrário de muitos reconhecem as falhas desse processo. LEIA A MOSCA AZUL.Enquanto frei betto e outros apoiaram lula, muitos outros apoiaram os banqueiros, latifundiários, mega-empresários com todos os benefícios que tudo isso representa. nesse caso a sua escalação seria : DEUS -dinheiro , PAPA Bento mesmo , Cardeais quem tenha recursos para isto, e os leigos racistas, piegas, reacionários , hipócritas, fariseus, sepulcros caiados,prostitutos encapados, homossexuais encapados, pedófilos encapados e o TEMPLO onde parecer que nada disso existe, que o mundo é harmônico, que quem é pobre é por preguiça e o rico porque deus abençoou. É SÓ UMA QUESTÃO DE OPÇÃO , PELO SEU DISCURSO A SUA IGREJA DEVE SER ESCALA DESSA FORMA.


    Sombras da inquisição
    Posted by Bonfim Costa Sousa at 2007-05-15 16:21


    Oi Frei Betto, Os inquisidores(as)de plantão ainda preocupados (as)com o "VIGIAR E PUNIR", continuam esmerados(as), na preservação dos sistemas de exclusão e dominação em massa. Liga não. NÃO PASMES NEM TE ESPANTES!Segue em frente amigo! Nota: Sou diácono Batista, bacharel em Teologia. Abraços


    sombras da inquisição
    Posted by romário bastos at 2007-06-01 11:21


    Frei Beto, olá!!! assisti ao filme batismo de sangue e quero parabenizar todos os dominicanos pelo profetismo frente a ditadura militar!!! sou muito católico,amo as cebse acredito na teologia da libertação de vez em quando participo do MIRE e admiro muito seu carater questinador! peço que não saia da Igreja, pois esta instituição precisa de vozes proféticas e denunciadoras, principalmente no mundo em que a democracia é a forma de governo mais vigente. você, boff, e outros são de fundamental importancia par o cultivo da criticidade católica. parabéns!!!


    falar diante da indignação
    Posted by romario cebs at 2007-06-01 11:33


    Frei beto, não desanime diante das várias críticas que vc recebe constantemente!!! nós sabemos que a verdade sempre incomoda! principalmente quando a massa se encontra manipulada pelo DR. SANTIADE e companhia! é necessário tremer de indgnação frente aos erros grotescos que "a igreja-romana" comete e o povo ainda que como cegos, não sentiram nem viram Jesus ao partir o pão. o que nos consola é que ao lermos os evangelhos, ao analisarmos as praticas libertadoras de Jesus, não estamos fazendo nada de mais a não ser imitando o centro de nossa religião que é CRISTO, NÃO O PAPA!!!


    A IGREJA CATÓLICA
    Posted by CAUBI IRAM ATAIDE DE OLIVEIRA at 2007-07-10 22:10


    A PAZ ESTEJA COM TODOS ESTOU FAZENDO O CAMINHO DE VOLTA PARA A CASA DO PAI.TRAZENDO NA MENTE MUITAS DECEPÇÕES, CONCEPÇÕES E CONVICÇÕES.TRAZENDO NO CORAÇÃO A VONTADE FIRME DE FICAR COM DEUS FACE A FACE. ELE PROVOU A MIM A SUA EXISTÊNCIA QUANDO DELE DUVIDEI. ELE ME CHAMOU DE VOLTA PARA A SUA IGREJA. COMO VOLTAR DEPOIS DE TANTAS CRÍTICAS À ELA? DEPOIS DE VER TANTAS ATITUDES NEGATIVAS DO CLÉRIGO? DEPOIS DE SABER DE TANTAS COISAS ERRADAS COMETIDAS EM NOME DE DEUS?.DEPOIS DE DESCOBRIR TANTAS COISAS MARAVILHOSAS FORA DELA?. DIGO-VOS QUE TODAS ESSAS COISAS SÃO NADA, FRENTE AOS MISTÉRIOS QUE A IGREJA NOS COLOCA PARA DESCOBRIRMOS, SABENDO QUE AO NOS APROFUNDARMOS NELES VAMOS SENDO ILUMINADOS PELO ESPÍRITO SANTO QUE A CONDUZ. A NOSSA ALEGRIA DEVE SER A DE TERMOS OS NOSSOS NOMES ESCRITOS NOS CÉUS (lUCAS 10,17 A 20 ), SEGUINDO PARA FRENTE E PARA CIMA, CONFIANTE EM DEUS, AMANDO SEMPRE, PERDOANDO SEMPRE, VIVENDO NO BEM, PORQUE TUDO DE BOM VEM. FIQUEM COM DEUS.


    "PAI PERDOA-LHES, ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM"
    Posted by cleci at 2007-07-20 21:17


    COM CERTEZA ESTA FRASE SERIA REPETIDA ALGUMAS DEZENAS DE VEZES POR JESUS CRISTO SE ELE ESTIVESSE AQUI NA TERRA,VENDO A IGREJA QUE ELE FUNDOU,SENDO DILACERADA POR LÍNGUAS MALDITAS E O ESPIRITO SANTO OFENDIDO. É MUITO TRISTE SABER QUE TEM PESSOAS QUE AINDA NÃO COMPREENDERAM OS MISTÉRIOS DE DEUS E USAM SEUS CONHECIMENTOS PARA CONFUNDIR A FÉ E AFASTAR PESSOAS DO CAMINHO DA SALVAÇÃO. SÓ HÁ SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO E NINGUÉM SE SALVA SOZINHO. NINGUÉM É AUTOSUFICIENTE E COMPETENTE PARA SE SALVAR USANDO DE BLASFÊMIAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA QUE É A ÚNICA E VERDADEIRA FUNDADA POR JESUS CRISTO E DESAFIANDO A AUTORIDADE DO PAPA QUE É SUCESSOR DE PEDRO APÓSTOLO,CUJA A AUTORIDADE FOI DADA PELO PRÓPRIO CRISTO CONFORME ( Mateus 16; vers.18-19 ) "TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA. EU TE DAREI AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS: TUDO O QUE LIGARES NA TERRA SERÁ LIGADO NO CÉUS, E TUDO O QUE DESLIGARES NA TERRA SERÁ DESLIGADO NO CÉUS". ISTO TÃO SOMENTE BASTA.NÃO DEVEMOS ENDEUSAR HOMENS COMUNS QUE DENUNCIAM, MAS NADA FAZEM A NÃO SER BATER COM A LÍNGUA NOS DENTES. NÃO BASTA DENUNCIAR É PRECISO AGIR PARA SER DIGNO DE SER CHAMADO DE CRISTÃO.FIQUEI TRISTE COM ALGUNS DEPOIMENTOS QUE LI. COMO EXISTEM ATEUS NESTE MUNDO! MESMO QUE SE JESUS ESTIVESSE AQUI HOJE, COM CERTEZA MUITOS NÃO O ACEITARIAM.NÃO NOS ESQUEÇAMOS QUE DEUS NOS PEDIRÁ CONTAS DE NOSSOS ATOS.PODEMOS ATÉ DISCORDAR DE CERTOS PROCEDIMENTO DE PESSOAS, MAS DUVIDAR DA AUTORIDADE DO PAPA... FIQUEM COM DEUS.


    igreja catolica
    Posted by Gilberto Araujo da Cruz at 2007-07-22 20:52


    Se não existe verdade no que todo o mundo fala em relação as atrocidades da igreja catolica romana, porque eles se defendem tanto, quando a realidade do mundo recentemente e documento historicos, provam que as atitudes tomadas pela tal de igreja catolica ao passar dos tempos e de profunda inspiração maligna, e o que impera em roma e a pederastia,a pedofilia e a corrupção desenfreada, ora por favor vão se converter e adorar a Jesus Cristo em espirito e verdade.


    jesus perdoa
    Posted by Matheus at 2007-08-21 22:29


    Meu caro Gilberto Araújo se converte e pare de pensar dess maneira, pois Jesus nos garantiu o perdão de todos os pecados. Então, a igreja Católica é feita por Homens não é ?????? Pois é cara, os protestantes são formados por homem,mas é fundada por homens, Já a igreja Católica foi fundada por Jesus. Deus que te perdoe por todos os seus pensamentos Diabólicos!!!!!


    jesus perdoa
    Posted by Matheus at 2007-08-21 22:30


    Meu caro Gilberto Araújo se converte e pare de pensar dess maneira, pois Jesus nos garantiu o perdão de todos os pecados. Então, a igreja Católica é feita por Homens não é ?????? Pois é cara, os protestantes são formados por homem,mas é fundada por homens, Já a igreja Católica foi fundada por Jesus. Deus que te perdoe por todos os seus pensamentos Diabólicos!!!!!


    igreja católica
    Posted by glicia pessoa at 2007-09-16 19:41


    Ap.17 a partir do v.5:Na sua fronte, achava-se escrito um nome,um mistério:BABILONIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA.6)Então vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de JESUS;(inquizição?)santa?.leia na sua bíblia até o v.8. 9)Aqui está o sentido, que tem sabedoria:as sete cabeças são sete montes, nos quais a mulher está sentada.......15)Falou-me ainda:as águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos,multidões,nações e línguas. Eu não gostaria que isso fosse verdade mas, quem conhecer outro lugar entre sete montes(colinas) me digam , para acalmar meu coração, pois não consigo pensar em outro lugar que não Roma, principalmente por causa da inquizição.


    POVO DO FREI BETTO
    Posted by LÉIA at 2007-10-28 16:09


    BANDO DE IDIOTAS!!! MEUS DEUS!!!


    Mal Informação
    Posted by Jose Antonio at 2007-12-02 21:53


    AREALIDADE QUERIDOS IRMAÕS É QUE A NOSSA IGREJA DESTORCEU AS COISSAS, ME LEMBRO MUITO BEM QUANDO QUANDO FIS A PRIMEIRA COMUNHÃO,OS PADRES DISSERÃO `QUE DEVEMOS ANDAR SÓ NO CAMINHO DO BEM,O PECADO POR MAIS MENOR QUE SEJÁ DEVEMOS NOS CONFESSAR AO PADRE QUE ATE ENTÃO REPRESENTA A NOSSA PONTE ENTRE DEUS EO HOMEM ´MAS VEJAM SÓ NAS IGREJAS EM SUA GRENDE MAIORIA QUE SÃO A CAPELAS DE BAIRROS E POVOADOS NÃO TEM MEN MESMO COFICIONARIOS,E MEN PADRE PARA QUE O POVO CONFECEM SEUS PECADOS. FALTA ESCRARECIMENTO PARA O POVO,NA HORA DA SANTA SEIA,TEM PESSOAS QUE RECEBE A SANTA SEIA E POUCOS MINUTOS ANTES ESTAVAM SE DROGANDO COM ALCOOL OU OTRAO TIPOS DE DROGAS.Á MEN E PRECISO FALAR DOS PADRES QUE GOSTAM DE FUMAR E TOMAN SUA SERVEJINHA E ATÉ UMA CACHASINHA MAS SE EQUESSEM DO SENTIDO DA COUSA QUE TAMBEM ESTÃO MISTUANDO O CORPO EOSENGUE DE CRISTO COM DROGAS OLHEM NÃO ESTOU JULGANDO NINGUEM MUITO LONGE DISTO SÓ ACHO QUE ESTA MUITO ERRADO SE ALGUMA ALTORIDADE DA IGREJA CATOLICA LER ESTA MENSAGEM TOME PROVIDENCIAS PORQUE A NOSSA IGREJA ESTA MUITO LIBERAL E OUTRA VES OMISSA COM A REALIDADE DE DEUS. DEVEM ESQUESER DO DIMHEIRO E VOLTAR PRÁ DEUS SE QUISEREM RESPONDEM DIRETO AMIM MEU E MAIL E j.antonio.c@netsite.com.br


    Mal Informação ESCLARECEI-NUS POR FAVOR.
    Posted by Jose Antonio at 2007-12-02 22:20


    AREALIDADE QUERIDOS IRMAÕS É QUE A NOSSA IGREJA DESTORCEU AS COISAS, ME LEMBRO MUITO BEM QUANDO FIS A PRIMEIRA COMUNHÃO,OS PADRES DISSERÃO `QUE DEVEMOS ANDAR SÓ NO CAMINHO DO BEM,O PECADO POR MAIS MENOR QUE SEJÁ DEVEMOS NOS CONFESSAR AO PADRE QUE ATE ENTÃO REPRESENTA A NOSSA PONTE ENTRE DEUS E O HOMEM ´MAS VEJAM SÓ NAS IGREJAS EM SUA GRENDE MAIORIA QUE SÃO A CAPELAS DE BAIRROS E POVOADOS NÃO TEM MEN MESMO COFICIONARIOS,E MEN PADRE PARA QUE O POVO CONFECEM SEUS PECADOS. FALTA ESCRARECIMENTO PARA O POVO,NA HORA DA SANTA SEIA,TEM PESSOAS QUE RECEBE A SANTA SEIA E POUCOS MINUTOS ANTES ESTAVAM SE DROGANDO COM ALCOOL OU OTRAO TIPOS DE DROGAS.Á MEN E PRECISO FALAR DOS PADRES QUE GOSTAM DE FUMAR E TOMAN SUA SERVEJINHA E ATÉ UMA CACHASINHA MAS SE EQUESSEM DO SENTIDO DA COUSA QUE TAMBEM ESTÃO MISTUANDO O CORPO E O SENGUE DE CRISTO COM DROGAS OLHEM NÃO ESTOU JULGANDO NINGUEM MUITO LONGE DISTO SÓ ACHO QUE ESTA MUITO ERRADO SE ALGUMA ALTORIDADE DA IGREJA CATOLICA LER ESTA MENSAGEM TOME PROVIDENCIAS PORQUE A NOSSA IGREJA ESTA MUITO LIBERAL E OUTRA VES OMISSA COM A REALIDADE DE DEUS. DEVEM ESQUESER DO DIMHEIRO E VOLTAR PRÁ DEUS SE QUISEREM RESPONDEM DIRETO AMIM MEU E MAIL E j.antonio.c@netsite.com.br


    Mal Informação ESCLARECEI-NUS POR FAVOR.
    Posted by Jose Antonio at 2007-12-02 22:22


    AREALIDADE QUERIDOS IRMAÕS É QUE A NOSSA IGREJA DESTORCEU AS COISAS, ME LEMBRO MUITO BEM QUANDO FIS A PRIMEIRA COMUNHÃO,OS PADRES DISSERÃO `QUE DEVEMOS ANDAR SÓ NO CAMINHO DO BEM,O PECADO POR MAIS MENOR QUE SEJÁ DEVEMOS NOS CONFESSAR AO PADRE QUE ATE ENTÃO REPRESENTA A NOSSA PONTE ENTRE DEUS E O HOMEM ´MAS VEJAM SÓ NAS IGREJAS EM SUA GRENDE MAIORIA QUE SÃO A CAPELAS DE BAIRROS E POVOADOS NÃO TEM MEN MESMO COFICIONARIOS,E MEN PADRE PARA QUE O POVO CONFECEM SEUS PECADOS. FALTA ESCRARECIMENTO PARA O POVO,NA HORA DA SANTA SEIA,TEM PESSOAS QUE RECEBE A SANTA SEIA E POUCOS MINUTOS ANTES ESTAVAM SE DROGANDO COM ALCOOL OU OTRAO TIPOS DE DROGAS.Á MEN E PRECISO FALAR DOS PADRES QUE GOSTAM DE FUMAR E TOMAN SUA SERVEJINHA E ATÉ UMA CACHASINHA MAS SE EQUESSEM DO SENTIDO DA COUSA QUE TAMBEM ESTÃO MISTUANDO O CORPO E O SENGUE DE CRISTO COM DROGAS OLHEM NÃO ESTOU JULGANDO NINGUEM MUITO LONGE DISTO SÓ ACHO QUE ESTA MUITO ERRADO SE ALGUMA ALTORIDADE DA IGREJA CATOLICA LER ESTA MENSAGEM TOME PROVIDENCIAS PORQUE A NOSSA IGREJA ESTA MUITO LIBERAL E OUTRA VES OMISSA COM A REALIDADE DE DEUS. DEVEM ESQUESER DO DIMHEIRO E VOLTAR PRÁ DEUS,LEMBRESSE NÃO SE PODE SRVIR A DOIS SENHORES AU MESMO TEMPO,SE QUISEREM RESPONDEM DIRETO AMIM MEU E MAIL E j.antonio.c@netsite.com.br


    Igreja popular
    Posted by Reginaldo at 2008-03-31 21:36


    Gostaria de dizer que as contribuicoes de Frei Betto para a formacao de uma igreja do povo na America Latina sao admiraveis.Que consciencia social foi possivel entao desenvolver em minha igreja com tal testemunho!Infelizmente,aos olhos de muitos,se opor ao "infalivel" papa e considerado um gesto heretico!E claro que reconhecemos o papa como representante da unidade da Igreja.O que nao temos condicoes de saber e o que O Espirito Santo quis,por exemplo,quando elevou alguem como Alexandre VI ao pontificado!


    Igreja popular
    Posted by Reginaldo at 2008-03-31 21:37


    Gostaria de dizer que as contribuicoes de Frei Betto para a formacao de uma igreja do povo na America Latina sao admiraveis.Que consciencia social foi possivel entao desenvolver em minha igreja com tal testemunho!Infelizmente,aos olhos de muitos,se opor ao "infalivel" papa e considerado um gesto heretico!E claro que reconhecemos o papa como representante da unidade da Igreja.O que nao temos condicoes de saber e o que O Espirito Santo quis,por exemplo,quando elevou alguem como Alexandre VI ao pontificado!


    Igreja popular
    Posted by Reginaldo at 2008-03-31 21:41


    Gostaria de dizer que as contribuicoes de Frei Betto para a formacao de uma igreja do povo na America Latina sao admiraveis.Que consciencia social foi possivel entao desenvolver em minha igreja com tal testemunho!Infelizmente,aos olhos de muitos,se opor ao "infalivel" papa e considerado um gesto heretico!E claro que reconhecemos o papa como representante da unidade da Igreja.O que nao temos condicoes de saber e o que O Espirito Santo quis,por exemplo,quando elevou alguem como Alexandre VI ao pontificado

    ResponderExcluir
  2. Não iria nunca comentar sobre o frei Beto, tentando atingir a sua (vossa) fé. E, absolutamente, não fiz isso.

    Embora não comungue da vossa Fé e religião, nada tenho contra quem a tem e exerce. Tenho sim, contra os Institutos que se apropiaram da Fé Católica (ou outras)e a usam como instrumento de Poder Terreno.

    Refiro-me não só a a Cúria Romana, mas também as estruturas de Poder, e não de Fé, presentes em todas as religiões. Inclusive budistas.

    Minha crítica não foi a um Santo. Foi a um homem terreno chamado frei Beto. E lhe fiz críticas políticas e não perseguição religiosa alguma, nem INQUISIçÃO.

    Minha crítica, portanto, difere bastante deste esculacho degenerado e irracional que postaram aí em cima, sobre o "time" do frei Beto.

    Minha crítica é que o frei Beto, do alto da sua influência na opinião pública é muito vacilante quanto ao entreguismo que representa o (des)governo Lulla. E isso não é Inquisição alguma. É debate político.

    Mesmo porque, os Inquisidores têm Poder, e eu não tenho e nem quero Poder algum.

    Portanto, não queiram me confundir com a Opus Dei ou o que o valha, pois comigo não cola.

    E, quanto ao encontro com o Papa, acho melhor não. Fascistas não me agradam.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...