terça-feira, 9 de setembro de 2008

Dom Paulo de Conto assume a nova diocese de Montenegro

Montenegro festejou, no sábado, a posse de seu primeiro bispo diocesano

Montenegro, no Rio Grande do Sul, é a mais nova diocese do Brasil, desde sábado, 6. Desmembrada da arquidiocese de porto Alegre (RS), ela nasce com 350 mil habitantes. O processo de criação da nova diocese teve início em 2003, com a criação do vicariato de Montenegro pelo arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings. Esse foi o primeiro passo dado para a autonomia administrativa e pastoral para a região.

O papa Bento XVI aceitou a criação da nova diocese em 2007, mas o anúncio oficial só ocorreu em julho deste ano. O núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, participou da cerimônia de instalação e elevação da Igreja de São João Batista à categoria de diocese, que contou também, com a presença de 20 bispos, uma centena de padres e uma delegação de 130 pessoas da diocese de Criciúma (SC), onde dom Paulo De Conto trabalhou nos últimos dez anos.

Logo após a leitura de bula pontifícia e do decreto de nomeação de dom Paulo como primeiro bispo de Montenegro, dom Lorenzo e dom Dadeus conduziram o novo bispo até a cátedra. Dali dom Paulo se dirigiu ao povo pela primeira vez, afirmando que pretende “formar uma Igreja santa, que vive intensamente o Evangelho de Jesus”.

No encerramento, o novo bispo anunciou que nos próximos meses fará visita pastoral e contato com os poderes públicos dos municípios da diocese. A reabertura do seminário menor de Bom Princípio também foi anunciada, com o objetivo de acolher os seminaristas e ampliar o serviço de promoção vocacional.

fonte : CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...