quinta-feira, 23 de outubro de 2008

PJ’s REALIZAM SUA 15ª ASSEMBLÉIA REGIONAL


PJ’s REALIZAM SUA 15ª ASSEMBLÉIA REGIONAL

Com o tema “PJ’s de SC: Desafios e Perspectivas” e com o lema Nosso jeito de ser, crer e viver”, durante os dias 10 a 12 de outubro de 2008, em Caçador – SC, aconteceu a 15ª edição da Assembléia Regional das Pastorais da Juventude de Santa Catarina – ARPJ’s. O evento teve como objetivos principais a elaboração do novo plano de ação das PJ’s para os próximos três anos, tendo em vista os desafios e perspectivas que a realidade juvenil apresenta, e a eleição do novo Secretário Regional das PJ’s. A 15ª ARPJ’s foi a culminância de um processo de preparação, estudo e avaliação da caminhada das PJ’s, desencadeado desde o início deste ano, no qual as diversas instâncias do trabalho evangelizador com a juventude foram ouvidas.

Os cerca de 70 participantes da Assembléia eram oriundos das diversas regiões do estado, representantes das Dioceses, Pastorais Específicas (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Rural, Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Estudantil), Comissão Regional de Assessores, Secretária Regional, Pe. Referencial e convidados. Além destes, esteve presente Raquel Pulita, assessora metodológica, e Ernesto Puhl, militante do Movimento dos Sem Terra, que conduziu a análise social à Assembléia. Também foi marcante a presença de Dom Luiz Carlos Eccel, Bispo Diocesano de Caçador, que presidiu a celebração eucarística e assessorou na análise eclesial.

A 15ª ARPJ’s utilizou-se do método ver-julgar-agir para o desenvolvimento de seus trabalhos. Essa metodologia foi perpassada por uma espiritualidade bíblica, através do texto dos Discípulos de Emaús (Lc 24, 13-32), passagem que inspirou os trabalhos na Assembléia, no sentido de ver a realidade, perceber Jesus presente e discernir o seu caminho, e assumir a missão de anunciar a Boa nova do Reino de Deus.

Depois de contemplar a realidade social e eclesial, bem como a avaliação da caminhada das PJ’s em Santa Catarina (ver), iluminado-as com a luz do Evangelho, e apropriando-se dos critérios e indicativos que os diversos Documentos da Igreja (Documento de Aparecida, Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, Documento Evangelização da Juventude – Desafios e Perspectivas, Princípios das Pastorais da Juventude no Brasil) apresentam (julgar) a Assembléia assumiu quatro ações como prioridades (agir). Para cada uma delas existe um projeto específico: Missionariedade - Missões Jovens Regional; Formação Integral - Formação para militantes; Assessoria/Acompanhamento - Casa da Juventude de SC / Fórum Regional de Assessores; e Direito e defesa à Vida - Atividades Permanentes (Dia Nacional do Estudante, Semana do Estudante, Semana da Cidadania, Grito dos Excluídos).

O evento também refletiu sobre as instâncias de organização e articulação das PJ’s em Santa Catarina, visando o fortalecimento de suas ações, bem como a integração cada vez maior entre as PJ’s. Além disso, a ARPJ’s elegeu o novo Secretário Regional das PJ’s: Rodrigo da Silva, da Pastoral da Juventude da Diocese de Chapecó, que, num gesto belíssimo de desprendimento, assume a Secretaria a partir de julho de 2009, quando se encerra a faculdade que cursa. Sendo assim, Elena Casagrande permanece no cargo até essa data. Essa secretária recebeu o carinho e a gratidão dos participantes da Assembléia pela dedicação e trabalho à frente da Secretaria Regional ao longo de 6 anos.Essa 15ª ARPJ’s configurou-se como um momento de fortalecimento da caminhada das PJ’s, integrando as diferentes formas de trabalho evangelizador com a juventude em torno a objetivos e prioridades comuns. Com estes encaminhamentos, os jovens esperam evidenciar cada vez mais ao mundo o rosto jovem da Igreja, como sinal eficaz do Reino de Deus já presente na história.

Marcio Martins Rosa

Seminarista – Diocese de Caçador


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...