domingo, 28 de dezembro de 2008

Pastoral da Juventude realiza 9° Encontro Nacional



Com o lema "Ide e Construí a Civilização do Amor", a Pastoral da Juventude realiza em Natal (RN), de 11 a 17 de janeiro/2009, a 9º edição do Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ).
Serão cerca de 700 lideranças, vindas de todas as regiões do país.

Reunidos em Natal, no período de 11 a 17 de janeiro de 2009, lideranças da PJ terão como objetivo olhar para a realidade juvenil a partir dos grupos de base e do Plano de Ação da Pastoral da Juventude, para assumir a missão, a intervenção social rumo à construção da civilização do amor.

Realizado a cada três anos, o Encontro reunirá cerca de 700 jovens, de 18 a 29 anos, vindos dos vários estados brasileiros que terão a missão de aprofundar a ação pastoral para os próximos anos, considerando a diversidade da realidade da juventude brasileira. Participam do Encontro, dois jovens representantes por (arqui)dioceses onde existe trabalho organizado da Pastoral da Juventude, além de assessores, coordenadores e convidados.

Os jovens estudarão cinco temáticas específicas: Missão e Espiritualidade Missionária; Realidade Juvenil e Realidade Teológica; Projeto de Missão e Intervenção Pastoral; Projeto de Vida; Políticas Públicas e Diretrizes para a Juventude. Oficinas e trabalhos em grupos, debates, apresentações culturais, celebrações eucarísticas e confraternizaçõ es são algumas das atividades previstas, além da construção de um grande painel com o perfil da juventude brasileira.

Segundo a Secretária Nacional da Pastoral da Juventude, Hildete Emanuele, três momentos merecem ser destacados na programação: o primeiro é a "Missão", que acontecerá no dia 13 de janeiro, quando os jovens conhecerão de perto a realidade de outros jovens, entre 15 e 29 anos. Para isso, ônibus sairão para a zona rural do Rio Grande do Norte. "Chegando lá, eles vão até a casa destes jovens, tomam café, ouvem um pouco a história de vida e se familiarizam com o seu cotidiano. Depois, juntos, voltam para a igreja de cada comunidade e fazem uma grande celebração".

Um outro momento de destaque será no dia 15, ocasião em que serão realizadas as reuniões dos 23 Grupos de Trabalho que discutirão diversos assuntos ligados à juventude. "Convidamos pessoas de várias áreas para debaterem questões como Educação, Trabalho, Meio Ambiente, Cultura, Índios, Negros, entre outros, sempre com foco no jovem", explica Hildete, acrescentando que as metodologias utilizadas variam de acordo com a coordenação de cada grupo.

A partir dos relatos apresentados pelos vários Grupos de Trabalho, as sugestões serão encaminhadas às comissões responsáveis pelos cinco projetos nacionais da PJ: A Juventude Quer Viver (políticas públicas para a juventude), Mística da Construção (espiritualidade) , Caminhos da Esperança (formação de coordenação e assessores da pastoral), Ajuri (diálogo com a diversidade) e Teias da Comunicação (mídias alternativas e comunicação popular). Assim, cada comissão pega os relatos dos grupos ligados à sua temática, subsidiando as equipes desses projetos nacionais.

No último dia do Encontro, 17 de janeiro, acontecerá uma grande Romaria, reunindo todos os participantes, além de jovens e representantes de vários movimentos, em uma caminhada de celebração por Natal. O último Encontro da Pastoral da Juventude aconteceu em Campinas (SP), em 2006, reunindo aproximadamente 500 pessoas.

O que é a PJ?

Pastoral da Juventude é ação organizada dos jovens que são Igreja junto com seus pastores e com toda comunidade para aprofundar a vivência de sua fé e evangelizar outros jovens com opção evangélica preferencial e consciente pelos jovens das classes populares e pelos jovens marginalizados, em vista da construção de um mundo mais fraterno e justo, a fim de que se transformem em novos homens e novas mulheres sendo agentes da construção da nova sociedade, guiados pelos critérios evangélicos.

Serviço

9° Encontro Nacional da Pastoral da Juventude

Data: de 11 a 17 de janeiro de 2009

Tema: "Ide e construí a civilização do amor"

Local: Colégio Marista - Natal – RN

Informações: www.pj.org.br

Um comentário:

  1. Alguém mais de SC vai a Natal?
    Bem, boa sorte a quem for, estimo os "Kombatentes" desde já..hehe

    Que Deus ilumine mais esse ENPJ. Que seja proveitoso e abençoado para todos que lá forem...e que cresça cada vez mais a caminhada bonita da nossa Juventude em todo o Brasil!!!

    =]

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...