segunda-feira, 30 de março de 2009

EDEJU inicia seus trabalhos em 2009

por: Uilian Dalpiaz

Realizou-se nesse último final de semana(27, 28 e 29/03) na Fundação Shalom em Criciúma, a primeira etapa da terceira turma da Escola Diocesana de Evangelização da Juventude Pe. Ludgero Buss – EDEJU.

A etapa iniciou-se já na sexta-feira com a chegada dos novos alunos que vinham das suas paróquias, das suas realidades... a expectativa, ansiedade, dúvida e a motivação estavam estampadas no rosto daqueles jovens. Também havia um misto de alegria e de curiosidade, afinal agora eles conheceriam realmente a escola.

A acolhida e início das atividades se deu com a celebração do assessor da PJ Pe. Bento Zilli e foi seguida de recepção realizada pela equipe da EDEJU; o administrador diocesano Pe. Wilson Buss, o assessor da PJ Pe. Bento Zilli, Salete Mafra representando a coordenação diocesana de pastoral, os assessores da etapa Pe. Onécimo Alberton e Ir. Suely Roher, bem como familiares, párocos e demais pessoas que acompanham a vida e o trabalho dos jovens estiverem presentes também.

O sábado se iniciou repleto de atividades, conhecimento, vivência e trabalho. A primeira etapa que abordou o tema da Dimensão Pessoal e as descobertas do “eu jovem”, teve dois eixos centrais: filosófica e psicologicamente refletidos. Na parte da manhã, Pe Onécimo, abordou o eixo mais teórico, que fez com que os alunos refletissem a sua existência, emergindo de duas indagações chaves da etapa: “quem sou eu?” e “o que Deus quer de mim?”. Na parte da tarde até domingo pela manhã, Ir. Suely Hoher trouxe as questões psicológicas e trabalhou os anseios, desencontros e reflexões para com a realidade juvenil, sobretudo, destacando “as partes do eu”, consciente e inconscientemente e as emoções que desencadeiam várias conseqüências aos jovens, tanto positiva quanto negativamente.

No domingo pela amanhã sob coordenação de Juliano Carrer, da equipe de coordenação da escola, todos foram incitados a pôr em prática realmente seus sentimentos, ideais, objetivos. Carrer, trouxe presente a importante arte de planejar, essencialmente a arte de planejar algo muito fundamental: o projeto de vida cada jovem ali presente. Esse é um exercício contínuo, pois como lembrava Ir. Suely “estamos sempre em preparação do nosso eu... não somos seres acabados”, sendo assim o projeto de vida um exercício com constantes construções; devemos estar sempre nos modelando, acrescentando importantes objetivos em nossas vidas, mas a nossa base, como quero estar daqui algum tempo, deve ser trabalho e aprofundado, e esta a constante incitação que Carrer trouxe para os jovens iniciar.

A primeira etapa da EDEJU ainda foi espaço para entrar em sintonia com várias entidades de vários países. Em nome de protesto para com a escassez dos recursos minerais e naturais, e, principalmente para alertar em nome de toda a destruição que a humanidade vem propiciando às maravilhas criações divinas, a vivência da primeira etapa esteve em sintonia com a “hora do planeta”, uma ação idealizada por várias entidades ambientais, sociais, ongs de diferentes locais do mundo. Refletiu-se sobre os quatro elementos: terra, água, ar e fogo, e a sua importância e significados transcendentes, através de reflexão e de iluminações bíblicas especificamente para com cada elemento. “Foi uma vivência muito bonita, quarenta jovens refletindo sobre o mundo e seus rumos em completo silêncio por aproximados quarenta minutos”, relatava Tiago Pavan, também membro da equipe da escola.

No domingo, o coordenador diocesano da PJ Marcos Tramontin apresentou a construção do plano de ação a Pastoral da Juventude da Diocese de Criciúma, e os encaminhamentos da 9ª Assembleia Diocesana da PJ, e às 15h Pe.Onécimo presidiu a celebração de envio.

A primeira etapa conclui-se e assim já deixa a gostosa expectativa a todos; o momento de união conhecimento e provocações foi muito rico a todos os presentes. Os alunos mostram-se comprometidos e engajados com a sua missão e a sua formação e assim se fez o primeiro passo de tantos outros que serão dados daqui para frente.

“Porque sei que meu caminho se faz caminhando...”

Até a Dimensão Comunitária!


Mais fotos? Clique aqui!

Video de Abertura:




Um comentário:

  1. PJ aqui, PJ lá, PJ em todo o lugar!

    Rumo a Timbé do Sul!!!

    =]

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...