sexta-feira, 20 de março de 2009

Pe Donato Darós

Faleceu às 05h40min de hoje, no hospital Nossa Senhora da Conceição de tubarão, com 58 anos, Pe Donato Darós. Há 16 anos exercia o cargo de Vigário Geral na Diocese de Tubarão. O Corpo do Pe. Donato será velado na Cripta da Catedral Diocesana de Tubarão a partir das 10 horas de hoje. A Missa Oficial de Corpo Presente será amanhã, sábado, dia 21 de março, na Catedral Diocesana. Segue o translado do Corpo para a terra natal do Pe. Donato, Espigão da Pedra, Maracajá, onde haverá também uma Missa de Corpo Presente às 11 horas, seguida pelo sepultamento na comunidade de Espigão da Pedra, Maracajá.

Pe Donato Nasceu no dia 21 de abril de 1949, na localidade de Espigão da Pedra, paróquia de Maracajá, diocese de Criciúma. Filho de Antônio Darós e Lúcia Pavei Darós, que tiveram mais 9 filhos.
Após os estudos fundamentais completou os primários e secundários nos Seminários de São Ludgero e Nossa Senhora de Fátima de Tubarão. De 1970 a 1973 fez os estudos filosóficos na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Conceição, Viamão, RS. Os estudos teológicos realizou no Instituto de Teologia e Ciências Religiosas da PUC – Pontifícia Universitária Católica, Porto Alegre, RS. Completou estudos posteriormente na área de Educação Religiosa, de Formação Presbiteral e de Direito Canônico.
Foi ordenado presbítero pela imposição das mãos de Dom Anselmo Pietrulla, primeiro Bispo de Tubarão, no dia 4 de janeiro de 1976, na paróquia de Maracajá.
Iniciou seu ministério presbiteral como Vigário Paroquial na Paróquia São José, Criciúma, de 1976 a 1980, quando paralelamente assumiu também como Assessor da Educação Religiosa Escolar da Região Sul do Estado de Santa Catarina. De 1980 a 1985 foi Formador-Assistente no Seminário Nossa Senhora de Fátima de Tubarão, cumulando também nos anos de 1980 e 1981 a missão de Assessor Diocesano da Pastoral da Juventude. Nos anos de 1980 a 1987 ocupou a tarefa de Formador-Reitor do Seminário Nossa Senhora de Fátima de Tubarão. Assumiu em 1987 até 1993 como Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Homens em Araranguá. Voltou a ser Formador-Reitor do Seminário Filosófico Pe. Pacífico D’Agostin de Tubarão em 1993. Em 1994 foi nomeado Vigário Geral da Diocese, cargo que exerceu com eficácia até a sua morte.
Em novembro de 2005, Pe. Donato foi surpreendido pela ciência da instalação de um câncer no reto. Várias cirurgias e um intenso tratamento específico caracterizaram o seu longo período de doença que suportou com muito determinismo e muita dignidade. Em todo esse período não deixou de exercer, mesmo com limitações, a função de Vigário Geral.

Palavra de Agradecimento Diocese de Tubarão
A Diocese de Tubarão foi agraciada pelos 33 anos de ministério deste grande presbítero que foi o Pe. Donato Darós, um homem de uma fé inquebrantável em Deus, de uma esperança contagiante na vida e de um amor sincero a Deus e à Igreja, particularmente aos irmãos presbíteros. Por isso, nosso profundo agradecimento.
Dom Jacinto Bergmann
Bispo de Tubarão

Palavra de Agradecimento da Diocese de Criciúma
Pe Donato esteve sempre presente na Diocese de Criciúma, além de exercer seu ministério em paróquias, o padre participou em 1991, da comissão responsável pela elaboração de um ante projeto da criação de uma nova diocese (desmembrada de Tubarão), juntamente com os padres: Valdemar Carminati e Wilson Buss.
Diante de seu exemplo, a Diocese de Criciúma agradece a sua vocação e se solidariza com a Família Darós.
Pe Wilson Buss
Administrador da Diocese de Criciúma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...