quarta-feira, 29 de abril de 2009

CNBB aprova proposta de criação de “Missionários Fidei Donum”

A falta de missionários para a Amazônia pode ter uma solução. Assembleia da CNBB aprovou na tarde desta terça-feira, 28, um projeto apresentado pela Comissão para a Amazônia da CNBB que propõe a criação, no Brasil, de um movimento semelhante ao criado por Pio XII, em 1957, denominado Fidei Donum. Este movimento tem como prioridade despertar a vocação missionária entre os padres diocesanos.
“A instituição do Movimento Fidei Donum, ou outro nome que a Assembleia julgar melhor, poderá servir para despertar nossos cristãos católicos – presbíteros, religiosos e leigos – no sentido do crescimento da vitalidade e gerar um compromisso missionário mais concreto”, diz o texto da proposta, defendido pelo vice-presidente da Comissão, dom Antônio Possamai.
Segundo a proposta, os missionários Fidei Donum deverão ser enviados de uma diocese a outra que farão entre si um convênio determinando o tempo de permanência dos enviados. A diocese que envia deverá garantir a continuidade enviando novos missionários quando os primeiros retornarem. Se possível, a diocese que oferece os missionários deverá também sustentá-los economicamente, considerando as dificuldades econômicas da Amazônia.
Para ser um missionário Fidei Donum a pessoa terá de ser “disponível para encarnar-se na vida do povo, em uma igreja, uma cultura diferente e partir para a missão, não somente com a intenção de colaborar, mas também de viver em comunhão com o povo”, disse dom Possamai.

http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=1413

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...