domingo, 26 de abril de 2009

Formação Continuada EDEJU 2009 reflete "Identidade e Missão da PJ"

Neste último final de semana com início no sábado(25/04) realizou-se na Apresc em Içara, a Formação Continuada 2009 da Escola Diocesana de Evangelização da Juventude Pe. Ludgero Buss. Uma nova etapa da caminhada nesse processo pós-EDEJU onde os alunos 2007/2008 da escola foram convidados a refletir, sob a assessoria de Ênio Leonardo, a "Identidade e Missão da PJ", os passos dados até aqui nas suas realidades de grupos, comunidades e paróquias, bem como integrarem-se com outros alunos que também buscam e trilham essa bonita caminhada.

O tema da Formação Continuada sugeria intimidade, comprometimento com a causa, e nada melhor do que realizar essa etapa na APRESC, um local aconchegante, de boas lembranças, ímpar e capaz de relembrar alguns momentos importantes desses 11 anos da PJ Diocesana, bem como ser conduzido por Ênio, ex-coordenador da Pastoral da Juventude diocesana e presença constante de testumunho de vida em prol da juventude em nossa Diocese. E foi exatamente através desse clima de intimidade, compromisso e esperança que a etapa se realizou. Já no início dos trabalhos no sábado à tarde, Ênio contextualizou a todos da importância de se estar continuando e aprimorando a toda a formação apreendida na EDEJU e dividiu espaços de reflexões e aprofundamentos sobre: Missão, Identidade, identidade de Pastoral e identidade da PJ. Ao desenvolver os trabalhos, constantes provocações como "a identificação de quem nós somos", "de como cada um tem vivido o ser pastoral" e "como estou vivendo a caminhada da PJ" se fizeram constantes e norteadoras para sempre se parar, refletir e voltar-se os olhos para a realidade de cada um e cada uma enquanto paróquia, enquanto grupo, comunidade, enquanto agente servidor.

O sábado à noite suscitou uma bonita celebração participativa, que fora feita com a partilha dos alunos e presidida por Pe. Antonio Mendes, coordenador diocesano de pastoral. Partilha, essa palavra pode ser usada como a síntese dessa bonita etapa que foi a Formação continuada 2009, pois ela esteve presente tamanhos foram os gestos e as vezes que ela fora viviva, seja implicita ou explicitamente. Idéias, experiências, caminhadas, identidades, caminho pastoral, serviço, e, sobretudo, a partilha de estar em sintonia com a nossa Igreja, com a nossa Pastoral da Juventude, da vida e do testemunho com as nossas bases e a nossa realidade. "Foi lindo ver a integração das duas turmas e a felicidade das memas em relembrar os momentos únicos que passaram com as suas turmas durante a escola", dizia Juliano Carrer, e, certamente é ainda mais lindo ver esses momentos e todo o aprendizado(e apreendizado) refletir lá em cada coração e em cada olhar frente às comunidades de nossa Diocese de Criciúma.

No domingo(26) houve a continuidade dos trabalhos, bem como a parte mais provocativa e ao mesmo tempo inspiradora, isto é, Ênio propos que os alunos presentes elaborassem uma carta para os alunos das turmas 07/08 que ali não estavam, que, porventura, se desviaram do caminho pastoral, e/ou que não estavam seguindo a todo o compromisso que assumiram enquanto alunos e membros de uma escola evangelizadora da juventude, do compromisso feito em prol e com a juventude da Diocese de Criciúma, especialmente. Esse processo resultou na "Carta Aberta aos Ex-alunos da EDEJU Turmas 2007-2008". Antes disso, o coordenador diocesano da PJ Marcos apresentou o Plano de Ação da Pastoral da Juventude da Diocese de Criciúma 2009-2010, agora em definitivo, suas linhas de ação, bem como as impressões do mesmo e, por fim, realizamos a limpeza coletiva de todo ambiente, como a EDEJU já nos lembrava "passo a passo, todos juntos".

Os desafios são grandes, as pedras são muitas, mas os clarões e as luzes que trazem a certeza de seguir adiante são maiores e muito mais consistentes, é preciso que se ouse, pois "rejeitamos o novo, porque não conhecemos o que não faz parte da nossa realidade", lembrava Ênio. Dessa forma é preciso ampliarmos a nossa realidade e que sejamos também o "novo", o novo sinal que avança e segue para "as águas mais profundas" em nossas comunidades, em nossa sociedade, em nossos grupos de Jovens, em nossa Igreja. Seguimos, buscamos e sejamos o novo, "PARA QUE TUDO SEJA DE TODOS".

Confira as fotos, aqui!

Confira os materiais da etapa, aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...