sexta-feira, 24 de abril de 2009

Maringá: sede do Encontro Nacional da Pastoral da Juventude em 2012



Maringá (PR) vai sediar a 10ª edição do Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ) que acontecerá em 2012. A escolha da cidade foi definida em reunião da coordenação nacional da Pastoral da Juventude (PJ). A cidade, que superou Belo Horizonte na preferência, será a primeira da região sul do país a receber o evento.


O ENPJ é um momento em que a Pastoral da Juventude reflete, discute, partilha e celebra sua vida e sua história. O encontro é realizado a cada três anos e reúne representantes dos jovens de todas as dioceses do Brasil.

“Será um espaço onde juntos reafirmaremos a opção de evangelização da juventude tecendo linhas e orientações pastorais que guiarão nossos trabalhos”, explica o membro da coordenação nacional, Claudinei de Lima. Além da própria juventude, a escolha da cidade tem o apoio do arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, de padres, religiosos e, também, de entidades da cidade como o Maringá Convention & Visitors Bureau.


A última edição do ENPJ foi realizada em janeiro deste ano, em Natal (RN) e foi marcada por momentos de espiritualidade, estudo e missão. Como resume o bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, o objetivo foi “reforçar a identidade da própria PJ e provocá-la para novos horizontes”.

“Jovem evangelizando jovem” - método adotado praticamente em todos os países da América Latina, a Pastoral da Juventude surgiu no Brasil na década de 70 e é definida como a ação organizada da juventude, em comunhão com a Igreja, evangelizando outros jovens.
De acordo com a pesquisa nacional, “Vida dos Grupos de Jovens” - realizada em 2006 pelo instituto Casa da Juventude, de Goiânia, com o apoio do Setor Juventude da CNBB -, a Pastoral da Juventude possui aproximadamente 50 mil grupos, 53% do total de grupos de jovens católicos no país. Na arquidiocese de Maringá, onde a PJ está presente desde 1980, a estimativa da coordenação é que existem 80 grupos.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...