quarta-feira, 29 de abril de 2009

PJ de Sombrio promove escola paroquial de formação

Aconteceu neste último final de semana, dia 26/04, em Sombrio, a primeira etapa da Escola de Liderança Juvenil Razões da Esperança, realizada no colégio do bairro Guarita com início às 8:00h. Estiveram presentes 28 jovens das diversas comunidades da paróquia, em busca de uma formação integral para articulação de grupos de jovens. A Escola de Liderança é como extensao da EDEJU, organizada pela coordenação paroquial da PJ, que visa repassar os conteúdos das etapas da formação integral aos grupos de jovens da paróquia.


A primeira etapa tratou sobre o Tema: Jovem identidade e grupo, que tem como objetivo desenvolver a consciência jovem como protagonista da sua história em sua dimensão exterior (sexualidade, relações interpessoais e engajamento comunitário), bem como interior(gestão de seus pensamentos e sentimentos). Desvendar a identidade do eu -jovem, e a postura do jovem enquanto líder e agente transformador da realidade.

O período da manhã foi encaminhado pela psicóloga Anie Casagrande de Criciúma, apresentou as diversas formas de auto-conhecimento, através de dinâmicas, e desta forma integrando os jovens que estarão nestas cinco etapas da Escola de Formação.

O período da tarde foi conduzido pelos coordenadores e assessores paroquiais. Realizou-se dinâmica com tema relacionado ao conhecimento da personalidade, para obtenção de equilíbrio emocional, dando seguimento ao trabalho conduzido na parte da manhã por Anie.

Ao final, tivemos a celebração presidida pelo Diácono Thiago, com participação dos jovens da escola de formação e pessoas da comunidade local.

Esta foi apenas a primeira etapa, realizada com participação comprometida dos jovens da paróquia Santo Antônio de Pádua, que voltam a se encontrar dia 24 de maio, na comunidade do centro, para a dimensão comunitária, dando seguimento ao processo de formação deste projeto de evangelização da juventude.




Colaboração: Lucas Gonzaga, pela Coordenação Paroquial da PJ, Paróquia Santo Antônoi de Pádua - Sombrio.

Um comentário:

  1. Parabéns ao povo de Sombrio. Que os vosos grupos de jovens saiam fotalecidos e que os jovens que particiapam da escola paroquial possam realmente ter base e sentirem-se animados para a caminhada da Pastoral da Juventude e dos seus grupos de base.

    Importante tb a forma de utilizar a formação após a cada etapa da EDEJU. Sejamos agentes multiplicadores!
    Fé na luta! Paz no caminho!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...