segunda-feira, 1 de junho de 2009

EDEJU 2009 reflete Dimensão Comunitária em sua 2ª Etapa

"Hei Juventude, rosto do mundo,
teu dinamismo logo encanta quem te vê!"
(Coração livre - Jorge Trevisol)

Neste último final de semana(29/30/31-05) aconteceu na Paróquia São Roque em Timbé do Sul a segunda etapa da terceira turma da Escola Diocesana de Evangelização da Juventude Pe Ludgero Buss - EDEJU.

Com início na sexta-feira todos logo começavam a retomar a primeira etapa, matar as saudades, amizades e dar
início as atividades da escola. Esta segunda etapa refletiu a Dimensão Comunitária..."eu com o grupo", com a sociedade, com a comunidade. A Assessoria da segunda etapa foi conduzida por Neuza Mafra, coordenadora da ETL e secretária diocesana da Cáritas. Neuza, a dindinha da EDEJU, como é carinhosamente chamada trabalhou e emergiu nos grupos o verdadeiro caráter comunitário, isto é, a disposição das atividades em grupo se fizeram bastante presentes durante toda a etapa. Esta segunda etapa teve ainda alguns fatores especiais como a chegada de cinco novas alunas(de paróquias ausentes na primeira etapa, e que, responsabilizaram-se por repor ano que vem a etapa faltante) que foram muito bem acolhidas e recepcionadas por todos os alunos, ao mesmo tempo em que aceitaram e retribuíram essa recepção e ainda a experiência muito especial de conviver com a comunidade, viver alguns momentos com a comunidade local, isto é, a Juventude da Diocese de Criciúma foi recpecionada e acolhida por famílias da paróquia que tão carinhosa e atentamente a recebeu.

Neuza lembrava que é preciso "desestruturar ou desconstruir o que já existe para fazer uma nova construção", quando falava da construção do projeto de Deus e da necessidade de todos seguirem e buscarem uma nova sociedade, fraterna, cristã, uma sociedade que devemos "assumir conjuntamente, pois grupos isolados não são experências da Pastoral da Juventude como expressão da vivência eclesial", lembrava ainda Neuza.

A etapa ainda apresentou segundo passo da construção do projeto de vida de cada aluno, à luz das orientações de Juliano Carrer, e a participação do coordenador diocesano da PJ, Marcos, que divulgou e apresentou o Plano de Ação 2009-2010 aos alunos, ao mesmo tempo em que convidou a todos para participarem do ato de mobilização em defesa da vida, no próxima dia 06/06 às 9h na Catedral São José, Criciúma. Logo após houve a celebração de envio presidida pelo administrador diocesano Pe Wilson Buss.
Mais um passo dado...os sonhos persistem, a necessidade de atuação aumenta, e os edejianos se comprometem por fazer uma bonita e produtiva caminhada na escola. O próximo etapa realiza-se no dia 31-07 e 01/02-08 na Fundação Shalom em Criciúma e refletirá a Dimensão Teológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...