segunda-feira, 18 de maio de 2009

PJ da Comarca de Criciúma realiza primeira etapa de sua Formação Comarcal

Nesse domingo(17/05) a Pastoral da Juventude da Comarca de Criciúma esteve reunida no auditório da Paróquia São José - Criciúma para realizar a sua primeira etapa de formação nesse ano de 2009 à luz dos encaminhamentos da sua última assembleia.

Estiveram reunidos em torno de 40 jovens representantes de 08 das 09 paróquias que constituem a Comarca de Criciúma(São Miguel, São Donato, São Paulo Apóstolo, Santa Bárbara, São José, Santo Agostinho, N.S. das Graças e N.S. da Salete) para refletir acerca do seguinte tema: "Espiritualidade na mística dos Discípulos de Emaús - Ano Catequético". Sob a assessoria de Gláucio Mota, Ênio Leonardo e Devaneide de Brida e Pe Bento Zilli e de apresentações do grupo de teatro Arautos(constituído por jovens da paróquia Santa Bárbara e de Siderópolis), a juventude da comarca de Criciúma pode aprofundar-se dentro de toda a mística e espiritualidade que envolve a passagem bíblica de Emaús que fora inclusive referendada nesse ano catequético.

No seguimento dos trabalhos pôde-se refletir a realidade da nossa Juventude: ver-julgar-agir e pensar como anda, quais elementos que a compõe e como se dá a espiritualidade da nossa juventude. O que os jovens andam conversando pelo caminho? é preciso refletir, avaliar e voltar para Jerusalém, ater-nos na nossa vida cristã prática..."Devemos exalar o aroma da palavra", dizia Ênio.

Durante a formação pôde-se ainda reforçar o compromisso de todos contra a redução da maioridade penal, reforçando-se o convite a todos para participarem da capacitação(23) e do ato público contra a redução da maioridade penal(06/06) e da próxima etapa da formação que se dará com seu segundo momento no mês de agosto. Por fim, no início da tarde Pe Bento refletiu o significado da partilha do pão e deteve-se bem em uma palavra do lema do ano catequético: coração. É através do coração de Cristo que a eucaristia se faz também o coração da Igreja, o momento central da nossa fé, da nossa vida. Devemos repartir o pão e saciar as várias fomes e anseios da nossa juventude, pois como lembrava Pe Bento, "Na Eucaristia, realizamos a comunhão de coração com coração".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...