quinta-feira, 25 de junho de 2009

Diocese de Criciúma promove Seminário sobre o Grito dos Excluídos

Na última Quarta-feira (24), aconteceu no salão da Igreja Matriz Nossa Senhora da Salete, na Próspera, o Seminário Diocesano sobre o Grito dos Excluídos. O evento foi promovido pela Pastoral Social diocesana e teve a participação de mais de 40 pessoas, representando 11 paróquias da diocese.

O seminário contou com a presença de Elena Casagrande e Fernando Zamban, membros da equipe de articulação regional das Pastorais Sociais. Num primeiro momento os participantes elencaram quais os “gritos” mais evidentes em suas comunidades. Logo após, a assessora relatou a história do Grito dos Excluídos, trazendo o lema deste ano e ações para concretizar o ato. “O importante é que o grito seja mais cultural, através de gestos, teatros, poesias, apresentações... criando diferentes formas de discutir e apresentar o grito em suas comunidades”, apontou Elena.
No segundo momento os participantes também levantaram símbolos e atividades para marcar a data como um compromisso diocesano.

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular, que há 15 anos trabalha temas relacionado com a vida e realidade do povo brasileiro. Na América Latina, o grito surgiu pela primeira vez, em 1995. No Brasil, o grito tem como ponto alto as manifestações realizadas no dia sete de setembro, paralela ao desfile cívico.
Este ano o grito convoca o povo brasileiro a refletir a “Vida em primeiro lugar, a força da transformação está na organização popular” e tem como objetivos: anunciar em diferentes manifestações populares sinais de esperança com perspectivas de transformação através da unidade, da organização e da luta popular; denunciar todas as formas de injustiças promovidas pelo sistema capitalista implantando em nosso país, que causa a destruição e a precariedade da vida do povo e do planeta; com atenção especial voltada ao meio ambiente.
CARTAZ DO GRITO DOS EXCLUÍDOS - 2009



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...