segunda-feira, 22 de junho de 2009

Diocese de Criciúma terá a realização de dois encontros do CDL (curso dinâmico para lideres)

f

O CDL é um curso de fácil acesso, realizado desde nível nacional ate níveis de base, o objetivo do CDL e despertar nas lideranças, ou novas lideranças um método dinâmico de entender o funcionamento de um grupo, e perceber o papel pratico dos lideres dos grupos de base.


O curso acontece a nível nacional todos os anos realizados pela equipe do CCJ (centro de capacitação da juventude), e o facilitador deste curso e um livro com roteiro de detalhes, para ajudar na aplicação do CDL, o CDL é aplicado por jovens que já realizaram o curso. A assessoria é feito por meio de monitoria, o jovem que hoje realiza o encontro podera estar multiplicando o encontro em sua comunidade ou em seu grupo de base. Pelo acesso metodológico que o curso propôs, como sita Padre Boran um dos idealizadores do CDL “o curso e mais que um curso. trata se de uma ferramenta pedagógica para conquistar, envolver e capacitar pessoas”.


O CDL se baseia na pedagogia de construir junto, por isso não é os monitores quem realizam o encontro mais sim todos os jovens presentes no encontro.


Freqüentemente os agentes de pastoral buscam instrumentos mais práticos que facilitem o seu trabalho. Faz falta alguma coisa do tipo “kit faça você mesmo". É necessário responder as necessidades de uma juventude pós-moderna que precisa de projetos concretos que dão resultados imediatos para se motivar a dar outros passos no caminho da conversão e do compromisso.


Uma das vantagens do curso está na facilidade da execução: não requer muitos recursos humanos nem financeiros.


O curso se desenvolve ao redor de Cinco temas:


O CDL não tem como objetivo ser um movimento a mais na igreja, mesmo sendo um curso realizado em diversas dioceses do Brasil e quase toda os países da America latina, o CDL pretende ser um instrumento de auxilio a PASTORAL DA JUVENTUDE, por isso esta inserido no contexto da realidade da PJ local.


O CDL ira acontecer na comarca de Urussanga, nos dias 29 e 30 de agosto com as 4 paróquias da comarca. E nos dias 19 e 20 de setembro na paróquia de turvo, este a nível paroquial. A equipe de monitoria hoje e composta por Ana Elisa, Anderson Barzan, Juliano Carrer e Rodrigo Szymanski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...