segunda-feira, 15 de junho de 2009

Pastoral da Juventude do Regional Sul 4 reflete identidade e mística

Durante os dias 13 e 14 de Junho de 2009, aconteceu na Paróquia São Francisco das Chagas, cidade de Lacerdópolis, Diocese de Joaçaba, o Seminário Regional da Pastoral da Juventude do Estado de Santa Catarina.

Participaram do encontro, 30 jovens de 5 dioceses do Regional. A Diocese de Criciúma será representada pelos jovens Marcos Tramontin, Sabrina Apolinário, Janine Salvaro, Maressa Matos e Uilian Dalpiaz, membros da equipe de coordenação diocesana da PJ.

O Seminário teve como tema a identidade e a mística da PJ. Aonde, auxiliados pela assessoria metodológica de Geraldo Pires "Pé" (RS), se pôde construir bonitas reflexões, a partir do que somos e a mística que nos move. Foram fortes momentos de construção, em que foi possivel conduzir os trabalhos a partir de comunidades (grupos) formadas pelos participantes do seminário. Ao construir em comunidades, como propôs metodologicamente o assessor, percebeu-se a importancia da base, no serviço pastoral, o lugar que acontece a vida, aonde os grupos de jovens vivem e caminham, com seu jeito de ser, sua identidade a a mística que os move e os faz seguir a caminhada.

Na parte da manhã de domingo as comunidades prepararam momentos de vivência com o grande grupo. E, a partir da visitação aconteceram momentos marcantes, de vivência da mística, pelas orações, gestos, músicas, a leitura orante da Bíblia, e a simbologia e o ofício divino da juventude.

Janine Salvaro, da Diocese de Criciúma comentou que "ao sairmos nós de tão longe, enfrentando viagem e a distância para participar do seminário, percebemos que o essencial é o que nos está mais próximo: a vivencia em comunidade, o que é a nossa base".

E Ivanete Hammes, da Diocese de Chapecó, citou as palavras do Pe. Hilário Dick, que, no Encontro Nacional da PJ, em Janeiro deste ano dizia que "a comunidade tem saudade do jovem", de nós. A fonte que nos alimenta e nos dá força na caminhada é a comunidade. Sem ela ficamos "deslocados" no nosso agir pastoral.

Esteve presente no seminário, a Secretária Nacional da Pastoral da Juventude, Hildete Emanuele, que comentava nos momentos finais do seminário, da alegria em estar presente no estado. Disse que a caminhada que nós estamos fazendo de estruturação, fortalecimento e pertencimento PJ, muitos regionais do Brasil também estão fazendo. Lembrava ainda que a animação, a mística, a espiritualidade da PJ de Santa Catarina também é a mesma no Brasil inteiro, e muitos jovens de todo o país têm os mesmos anseios, os mesmo sonhos, as mesmas esperanças e o comprometimento. Somos uma rede fortemente ligada. Hildete, apresentou ainda, os projetos que a Pastoral da Juventude do Brasil vem desenvolvendo, e sua relação com a base.

Adriano Martini, da Diocese de Chapecó, apresentou o projeto para a articulação regional da PJ em sua realidade específica e os encaminhamentos para o inicio do processo de Assembléia Regional da PJ, com a aplicação de um questionário à todos os grupos de jovens do Estado.

Após o almoço, carinhosamente preparado pela comunidade de Lacerdópolis, os jovens se encaminharam para suas dioceses, levando de volta o comprometimento com a base, certos de que o que somos e a mística que nos move nos faz perceber a grandeza que é a vida em comunidades e possibilitar à tantos e tantas jovens a também fazerem esta experiência, rumo a construção do Reino Definitivo, a CIVILIZAÇÃO DO AMOR!

Marcos Tramontin Serafim | PJ - Diocese de Criciúma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...