quarta-feira, 15 de julho de 2009

12° Intereclesial começa na próxima terça-feira, em Porto Velho

Na próxima terça-feira, 21, Porto Velho sediará um dos maiores eventos de sua história. São aproximadamente sete mil pessoas envolvidas com a realização do 12° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, que se encerra no dia 25.

Representantes de Comunidades Eclesiais de Base de todo o país, da América Latina e do Caribe refletirão temas atuais e que envolvam desde a consciência política, até a luta por melhores condições de vida para as comunidades indígenas, ribeirinhas, camponesas E quilombolas, sobretudo, o cuidado com a biodiversidade do planeta.

O tema do 12° Intereclesial é “CEBs, Ecologia e Missão” e o lema: “Do ventre da terra, o grito que vem da Amazônia”.

Além dos três mil delegados, o Intereclesial vai contar também com nomes de destaque na defesa dos interesses dos indígenas como a vencedora do prêmio Nobel da Paz, Rigoberta Menchu, vinda da Guatemala; o arcebispo emérito da Paraíba e defensor dos direitos humanos, dom José Maria Pires e a ex-ministra e atual senadora Marina Silva.

A Diocese de Criciúma estará representada pelos delegados: Glória Maria Mazucco e Pe Ludgero Feldhaus pela coordenação dos Grupos de Famílias; Iraídes Dal Pont, comarca de Araranguá; Izolete da Silva, comarca de Criciúma; Edevíria Regina Topanotti, comarca de Meleiro; Inês Albertina Rossi de Mattia, comarca de Nova Veneza; Vilmar Darabas, comarca de Urussanga.

História

As Comunidades Eclesiais de Base se espalharam pelo Brasil no final da década de 60 e contribuíram para a redemocratização devido à luta contra o regime que se instalou no país após o golpe de 64. Desde então, as CEBs têm sido um apoio a população e sempre presente no trabalho em defesa dos povos da floresta, dos ribeirinhos, dos índios, dos sem terras, dos negros, das mulheres e também do meio ambiente.

Outras informações:

Glória Maria Mazucco (48) 9956-5287/3447-1588

Pe Ludgero Feldhaus (48) 3476-0098

Fonte: Diocese de Criciúma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...