terça-feira, 18 de agosto de 2009


Cuidar da Terra. Garantir a Vida.


ROMARIA ENFOCARÁ O MEIO AMBIENTE


O segundo domingo de setembro, dia 13, é a data da realização da 21ª edição da Romaria da Terra e da Água de Santa Catarina. Promovida em conjunto com Pastorais Sociais, entre elas a Comissão Pastoral da Terra, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Diocese de Blumenau, Cáritas/SC e vários Movimentos Sociais, entre estes a Via Campesina, a Romaria deste ano tem como lema CUIDAR DA TERRA. GARANTIR A VIDA.

As Romarias da Terra acontecem no Brasil desde o ano de 1978, quando a CPT do Rio Grande do Sul organizou a primeira delas. Em Santa Catarina a primeira aconteceu em Taquaruçu, município de Fraiburgo, no ano de 1986, resgatando as lutas do povo empobrecido e marginalizado na Guerra do Contestado.

O local escolhido para sediar o evento deste ano é a comunidade do Braço do Baú, em Ilhota, um município do Vale do Itajaí, próximo ao litoral catarinense. Braço do Baú representa muito bem a necessidade do cuidado que devemos ter para com o meio ambiente. Foi lá que aconteceu, em novembro de 2008, os vários deslizamentos e soterramentos, decorrentes das fortes chuvas que ocorreram na época. Muitos prejuízos foram contabilizados na região, e também muitas mortes. Somente em Ilhota foram 47. No total, segundo a Defesa Civil de SC, foram 135 óbitos. O número de pessoas desalojadas e desabrigadas chegou a 32.853. 77 municípios decretaram estado de calamidade pública e/ou situação de emergência.


Romaria é partilha


Esta Romaria, a exemplo da vigésima edição, será realizada também em formato das “Festas das Tendas”, recordando os tempos bíblicos de partilha de vida, de reflexão, de desejos, de alimento, de acolhimento e de sonhos... O objetivo é exatamente o de resgatar o sentido de comunhão, de partilha, de troca de experiências solidárias como eram as primeiras comunidades cristãs e como forma de contrapor ao projeto capitalista baseado no mercado e na competição.

Cada tenda oferecerá, de forma gratuita, algum tipo de alimento para o almoço dos romeiros e romeiras, os quais também serão orientados a trazer alimentos para partilha e refeição.


O dia da Romaria


A Romaria no domingo, dia 13 de setembro, iniciará por volta das 09 horas, com a acolhida, muita animação, apresentação dos romeiros e romeiras, e a abertura do evento. Às 10 horas terá início a caminhada, com momentos de espiritualidade e mística sobre a temática. Às 11:30, visitas às tendas e a partilha dos alimentos, durante o almoço. Às 13:30 será a vez dos depoimentos e falas sobre a temática: meio ambiente. Às 14:00, apresentação teatral. Às 15:00 acontecerá a Celebração Eucarística e o Envio dos romeiros e romeiras.

É muito importante destacar que a coleta, feita durante a Celebração, será totalmente doada para a comunidade do Braço do Baú, como incentivo à reconstrução desta comunidade, tão atingida pelas chuvas de 2008 e que, com muita força, tentam reerguer suas vidas.

Florianópolis, 12 de agosto de 2009.


Contatos para maiores informações:

Secretaria Estadual da CPT-SC:

Ivonete ou Elena à 3234-4766 / 9148-9213

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...