quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Diocese de Criciúma tem novo Bispo

Nesta quarta-feira, dia 16 de setembro, às 12 horas, horário de Roma, 07 horas no horário brasileiro, o Papa Bento XVI, nomeou o bispo Dom Jacinto Inácio Flach para a Diocese de Criciúma.
Segue abaixo, a carta enviada pela Nunciatura Apostólica com o comunicado oficial:

“A Nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Santo Padre Bento XVI dignou-se nomear Bispo da vacante Diocese de Criciúma, no Estado de Santa Catarina, o Excelentíssimo Dom Jacinto Inácio Flach, transferindo-o da sede titular de “Gummi di Proconsolare” e do ofício de Auxiliar na arquidiocese de Porto Alegre.
A notícia será públicada no Jornal “L’Osservatore Romano” do dia 16 de setembro de 2009, quarta-feira, às 12 horas de Roma, devendo ficar projetida pelo Segredo Pontifício até essa data”.

A carta enviada pelo Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri ainda expressou o agradecimento pela administração de Pe Wilson Buss, no período vacante.
“Ao comunicar o quanto procede, quero agradecer-lhe a valiosa colaboração prestada como Adimnistrador Diocesano e felicito cordialmente a Diocese de Cricúma pela designação de seu novo Pastor”.

Dom Jacinto Inácio Flach
Lema: "Anuncio- vos a misericórdia do Senhor”


Dom Jacinto Inácio Flach, natural do município de Bom Princípio (RS), nasceu em 26 de fevereiro de 1952.
Seus estudos primários foram feitos em sua cidade natal, e os secundários na cidade de
Viamão, ingressando no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição em Viamão, onde estudou Filosofia.
Estudou
Teologia no Instituto Teológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Foi ordenado
sacerdote no dia 07 de maio de 1988 e iniciou suas atividades naquele ano até 1989, como vigário paroquial na Paróquia de Santo Antônio, em Estrela.
Nos anos de
1995 a 1997 frequentou, em Roma, o Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum, conseguindo a licença em Espiritualidade.
De
1990 a 1995 e, de 1997 até 2003, foi professor e diretor espiritual no Seminário Maior de Viamão. De 1991 até 2003 foi vigário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, também em Viamão.
No dia
12 de novembro de 2003, o Papa João Paulo II nomeou Dom Jacinto como bispo auxiliar de Porto Alegre, com o título Gummi di Proconsolare. No dia 5 de fevereiro de 2004, foi ordenado bispo em sua cidade natal, durante as celebrações do centenário de nascimento do Cardeal Dom Vicente Scherer. No dia 20 de fevereiro de 2004 assumiu a função de Vigário Episcopal do Vicariato de Guaíba, na Arquidiocese de Porto Alegre. Dom Jacinto também acompanha a Pastoral Presbiteral na Arquidiocese de Porto Alegre e a Catequese no Regional Sul III (Rio Grande do Sul).
Com a nomeação do Papa Bento XVI, no dia 16 de setembro de 2009, Dom Jacinto passa a ser o novo bispo da Diocese de Criciúma. A posse do novo bispo está confirmada para o dia 13 de novembro do mesmo ano.


Brasão Episcopal


O Brasão Episcopal é um emblema tradicionalmente utilizado pela Igreja Católica, para identificar as características pessoais do modo de evangelizar de cada bispo.
O Brasão de Dom Jacinto é composto de:
Chapéu Prelatíco, com três fileiras de Borlas: significa a missão episcopal.
Cruz Missioneira: sinal de salvação e esperança, lembra a evangelização.
Escudo, dividido em três campos: azul, amarelo e vermelho. O azul – a cor e a letra “M” lembram Maria, Mãe de misericórdia; o coração representa o amor misericordioso de Deus. O amarelo – a cor representa a riqueza espiritual; o ramo de oliveira a paz e a esperança; riquezas de um povo. O vermelho: lembra o amor misericordioso de Deus; o cajado do pastor representa a missão de apascentar o rebanho do Senhor; o anel simboliza a fidelidade com a Igreja de Cristo, e a dignidade do Filho Pródigo, que volta à casa do Pai.

Contatos:

Dom Jacinto Inácio Flach :
Tel/Fax: (51) 3401-0180/3480-1465
vicguaiba@yahoo.com.br

Pe Wilson Buss:
(48) 9984-8496/ 3462-1105

Morgana Rosso
(48) 3433-6313/9972-5021
setorcomunica@diocesecriciuma.com.br
Fonte:
Setor de Comunicação Diocese de Criciuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...