quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Paróquia de Santo Antônio realiza 4ª etapa da Escola de Lideranças (Dimensão sócio-política).

Aconteceu neste último final de semana, dia 6 de setembro, a 4ª etapa da escola de liderança juvenil Razões da Esperança, na comunidade de Rua nova, em Balneário Gaivota. Realizou-se a dimensão sócio-política, com direções específicas na política e a sociedade, a teologia na política e a política nos grupos de jovens. A coordenação paroquial da PJ contou com apoio do grupo de jovens JCC (Jovens a caminho de Cristo) e da comunidade que não pouparam esforço para que esta etapa fosse realizada com sucesso.
O que não podia deixar de acontecer neste dia era uma eleição, dirigida por nossos amigos Pedro e Luan e Adriano, que organizaram esta idéia. Os jovens definiram duas chapas, que durante o dia apresentaram suas propostas, para que no final fosse realizada a votação.
Na parte da manhã contamos com a participação de um grande amigo da PJ, o Chico, que de um jeito irreverente, contribuiu muito nesta dimensão, apresentando sua participação na política e na sociedade, dizendo que Jesus Cristo foi o maior político que já existiu. Salientou também a importância da igreja estar formando cidadãos que se envolvam na política, e de sua paixão pela juventude. Chico esteve a disposição de uma palestra fundamentada no diálogo, apontando também as pedras do caminho, as dificuldades que são inevitáveis para quem sonha com um mundo mais humano.
Ainda pela manhã, os coordenadores e assessores da PJ paroquial, apresentaram um resumo de sua caminhada, de como conheceu a Pastoral, as insistências, a timidez, os primeiros grupos, a paixão por esta luta, comentando de que forma a política está inserida nos grupos de base.Durante a tarde o assessor paroquial Alex, realizou uma de suas famosas dinâmicas, num estilo descontraído, movimentado e de muita reflexão, apresentando ao jovem a importância de suas ações ou omissões diante dos acontecimentos políticos de nossa comunidade.
A celebração, iniciou às 14:30 horas, presidida pelo Diácono Thiago Eufrásio que fez memória aos acontecimentos da etapa (no período da manhã), questionando os jovens e apresentando os exemplos de Jesus que usou a compaixão para agir e serenidade ao falar com a humanidade. Após a celebração os trabalhos continuaram, com a eleição e apuração dos votos, a apresentação do abaixo assinado sobre a defensoria pública, com participação e assinaturas dos jovens e dos moradores da comunidade.
Este foi mais um passo da Escola de Liderança Razões da Esperança, que de um jeito especial está ficando marcado nos corações dos jovens que acreditam na missão.
A quinta etapa (sobre capacitação técnica), acontece dia 8 de novembro, na comunidade de Campo D'água.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...