terça-feira, 3 de novembro de 2009

Curso de Verão 2010 está com inscrições abertas


*foto do curso de verao de 2007

Estão abertas as inscrições para a 23ª edição do Curso de Verão que acontece de 10 a 17 de janeiro na PUC de São Paulo. Com o tema Política e Comunidades Humanas: por uma prática popular transformadora, serão oito dias destinados a jovens e pessoas comprometidas com trabalhos pastorais, comunitários e com os movimentos populares e suas causas, combinando reflexão teórica e espaços de criatividade.

Assesora da Pastoral da Juventude na arquidiocese de Maringá, Débora Maria Borba participou da última edição do Curso de Verão e partilha que "é muito curiosa a forma como eles conseguem envolver a todos e, de maneira muito livre e agradável, propor um resgate da história, da caminhada, dos sonhos".

Segundo Borba, havia aproximadamente 600 participantes, a maioria jovens na faixa etária dos 25 anos. "Quem já bebeu da água do Curso de Verão sabe como é, embora seja necessário que muitos outros jovens tenham essa oportunidade", recomenda.

O CURSO DE VERÃO é um programa de formação popular no campo sócio-cultural, a partir da realidade e dos seus desafios, à luz da Bíblia, Teologia, Pastoral e do compromisso cristão na sociedade. É um espaço ecumênico e inter-religioso de convivência, partilha, troca de experiências, celebração e compromisso.

Acolhe participantes empenhados na busca da unidade entre cristãos e entre homens e mulheres de toda a família humana, no esforço para se transformar as pessoas e a sociedade na linha da justiça e da solidariedade.

É um curso realizado em MUTIRÃO: pessoas, famílias, comunidades, movimentos populares e instituições educativas e religiosas colocam-se gratuitamente a serviço de sua preparação ao longo do ano e de sua realização no mês de janeiro na PUC de São Paulo.

É um curso organizado para um grande número de participantes vindos de todas as regiões do Brasil e mesmo de países da América Latina, do Caribe e de outros continentes. Oferece, ao mesmo tempo, uma atenção muito pessoal a cada participante que é acolhido em grupos menores, dentro da metodologia da Educação Popular.

Em 2010, o XXIII Curso de Verão mantém seu formato mais compacto, com duração de oito dias, combinando reflexão teórica e espaços de criatividade.

Com a crise econômica e social aumentam as responsabilidades das decisões de caráter político, tanto locais, como nacionais e internacionais, desembocando no tema escolhido: a politica exercida na perspectiva das maiorias, com ética e participação popular. A CF Ecumênica de 2010 nos convida a aprofundar e transformar a relação entre a economia e a vida.


Destinatárias/os
Jovens e pessoas comprometidas com trabalhos pastorais, comunitários e com os movimentos populares e suas causas.


Conteúdo / Assessoras/es
a) Políticas públicas e reforma política - Ética e participação popular
Luiza Erundina – Deputada federal, ex-prefeita de São Paulo, SP e ex-ministra do Governo Itamar Franco

b) Política, teologia e educação popular – A formação do militante na mística do serviço
Luiz Eduardo Torres Bedoya (Lucho) – Teólogo, biblista, educador popular, Graduado em Teologia e Filosofia, Mestre em Ciências da Religião – Universidade Federal do Ceará – Fortaleza, CE

c) O poder e o exercício da política na perspectiva bíblica: Profetas, Jesus de Nazaré e as primeiras comunidades cristãs.
Milton Schwantes - Biblista - UMESP, São Bernardo do Campo, SP

d) Espiritualidade e mística na militância política
Frei Betto – Escritor, assessor da Pastoral Operária e do MIRE – Mística e Revolução.

e) CF Ecumênica 2010: Economia e Vida.


Mesas redondas:
1) Movimentos e iniciativas populares em favor da ética e da reforma política
2) Escolas de Formação Fé e Política


Custos e Bolsas*
Inscrição: R$ 150,00. Para quem pagar até 18-12-2009, há um desconto: R$ 135,00.

Alimentação: 15 a 20% do valor do salário mínimo vigente no mês de janeiro de 2010.

Os participantes são acolhidos gratuitamente, para jantar, dormir e tomar o café da manhã, por famílias e comunidades envolvidas no mutirão.

* A comunidade ou movimento que confirmar a presença de 05 participantes, pagará 04 inscrições.


Data
10 a 17 de janeiro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...