terça-feira, 2 de março de 2010

PJs de Santa Catarina refletem a caminhada regional


Nos dias 27 e 28 de Fevereiro, aconteceu na casa de encontros Ir. Jandira Bettoni, na cidade de Lages, a reunião da Coordenação Regional das Pastorais da Juventude do Estado de Santa Catarina – Regional Sul 4.

Estiveram presentes 36 jovens vindos de 8 dioceses do estado, das 4 realidades específicas – Pastoral da Juventude Rural, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude.

Na pauta se discutiu inicialmente o desencadeamento da Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio da Juventude no estado, que se dará através do Seminário Estadual, a realizar-se em 13 e 14 de Março no morro Mont Serrat, em Florianópolis; a avaliação do Dia Nacional de Juventude (que aconteceu no ano de 2009 nas dioceses) e o Projeto de Revitalização da PJ Latino-americana, o qual terá o envolvimento dos grupos de base na preparação para o III Congresso Latino Americano de Jovens que vai acontecer em Setembro deste ano na Venezuela. Rodrigo, juntamente com a jovem Daniela, da Pastoral da Juventude Rural, irão representar o estado no Congresso.

Durante a tarde de sábado, foi o momento de refletir as realidades específicas das Pastorais da Juventude do campo, das periferias, das escolas e nas comunidades. Assim, no domingo pela manhã, aconteceu a partilha da caminhada das Pastorais nas dioceses, no trabalho realizado, suas alegrias e desafios.

Por fim, os encaminhamentos discutidos pela CRPJs foram o início do processo de reflexão sobre os 30 anos das PJs de SC, a Semana do Estudante (prioridade assumida pelo plano de ação), a reflexão sobre nossa organização e a articulação da reunião ampliada em novembro.

Num espaço de partilha, debates, integração e construção, a reunião pôde dar um impulso para o início das atividades deste ano das Pastorais da Juventude em Santa Catarina, no trabalho com a juventude que sonha a construção de um novo céu e uma nova terra, fiéis ao projeto de Jesus Cristo.

A pastoral da juventude diocesana de criciúma foi representada pelos jovens Marcos Tramontin e Uilian Dalpiaz, da coordenação diocesana.

Fotos
?! clique aqui!

Marcos Tramontin Serafim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...