quinta-feira, 29 de abril de 2010

Praticando o evangelho


O processo de educação na fé que a Pastoral da Juventude proporciona, é um instrumento de evangelização dos mais gratificantes constituindo belos e concretos resultados. Com a formação integral praticada pela PJ vemos surgir na sociedade cristãos/cidadãos com uma boa visão de mundo, conscientes do chamado e da missão que Cristo nos interpela. Esse chamado não pode ser um chamado manipulador da fé e que cria dependência, mas que liberta.

Porque dizer tudo isso? Porque quem se deixa evangelizar por um processo de educação na fé que visa a formação integral e o desenvolvimento do ser humano na sua inteireza, estará mais preparado para transformar o mundo, pois a sociedade precisa de jovens agentes de mudanças e não jovens alienados presos ao “pecado fabricado” e ao ufanismo sobrenatural de certos manipuladores da fé.


De que o mundo mais precisa? De mudanças, de justiça social e de amor. Quem são aqueles que mais estão preparados? Aqueles que possuem uma visão integral da vida e do mundo.


Quando vemos jovens que integram fé e vida, isso nos dá a certeza de que, apesar de inúmeros jovens não trilharem o caminho da libertação, ainda vemos um pequeno exército querendo que a justiça e o amor que o Evangelho de Jesus Cristo nos mostra, se materialize na vida das pessoas, sobretudo na dos mais necessitados.


Isso acontece concretamente quando os jovens vão além do assistencialismo, se preocupando e agindo nas raízes dos problemas. É o caso da Campanha contra o extermínio de Jovens, a Mobilização contra a Redução da maioridade penal, os projetos nas comunidades e a participação de jovens nos seminários, cursos e conselhos que visam garantir os direitos humanos.


Um exemplo recente disso, foi a participação de pejoteiros no 1º Seminário Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente que aconteceu no dia 27/04, na UNESC.


Isso é ser Igreja na prática.

Glaucio Luiz Mota

Equipe de Assessoria da PJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...