domingo, 18 de abril de 2010

Semana da Cidadania: "Trabalho para a Vida, não para a morte"

Alinhar ao centro
Oficialmente acontece todos os anos de 14 a 21 de abril a Semana da Cidadania, elaborada pelas Pastorais da Juventude em parceria com a Rede de Centros e Institutos de Juventude, mas a Semana da Cidadania não é apenas uma “semana” ou um “evento”. Juntamente com Semana do Estudante (agosto) e o Dia Nacional da Juventude (outubro) ela compõe as “Atividades Permanentes” das Pastorais da Juventude do Brasil. O objetivo é fazer com que a juventude reflita em grupo questões do seu cotidiano e se organize em torno do projeto de mundo que desejamos, fazendo coisas concretas, em comunhão com as Igrejas e com as organizações que partilham do mesmo sonho.

Em 2010, a Semana da Cidadania, com o tema “Trabalho para a vida, não para a morte” e o lema “Juventude, suando e sonhando, em marcha contra a violência”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade e com a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, quer falar de Economia Solidária, dos sentidos do trabalho para a vida da juventude e refletir sobre o trabalho como uma oportunidade de geração não só de renda, mas de vida plena. A dignidade humana também se realiza por meio do trabalho, do encontro com pessoas diferentes, do aprendizado e do crescimento coletivo, dos sonhos e da organização das lutas em favor da vida. O trabalho não é apenas suor. É também sonho. Em meio ao suor e a dor do peso do trabalho, está também a oportunidade de sonhar, de transformar as relações, de ser mais humano e mais feliz.

Organize-se em seu grupo e reflita este que é um subsídio permanente para auxiliar nossos trabalhos, rodas de conversa e a vida dos nossos grupos de jovens; que possamos vivenciar e enriquecer nossas discussões em grupo.

Baixe aqui o subsídio da Semana da Cidadania 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...