sábado, 15 de maio de 2010

Abertura do CEN reúne 45 mil católicos


Num coro de cerca de 45 mil pessoas, Brasília recebeu na noite desta quinta-feira (13), 300 bispos e mil padres para a abertura oficial da 16ª edição do Congresso Eucarístico Nacional.

O início do evento, que acontece na capital federal até domingo (16), contou com o anúncio do jubileu e uma Santa Missa presidida pelo enviado especial do Papa Bento XVI ao congresso, cardeal Dom Cláudio Hummes.

Na homília, Dom Cláudio disse que o congresso será, em primeiro lugar, uma ação de graça solene e pública do povo brasileiro. "Poder sentar à mesa eucarística é a melhor oportunidade para renovar o nosso discipulado, como propõe esse congresso. Ora, sentar-se à mesa eucarística é estar em frente de Jesus e deixar-se por Ele transformar. 'Eu sou a videira e vós os ramos'. Assim, os ramos vivem da vida do tronco".

O cardeal lembrou ainda que ser um bom discípulo de Jesus leva os cristãos a serem bons missionários. "Mas para isso é preciso que sejamos muito unidos aos irmãos, porque, assim, Jesus Cristo unido ao Pai e nós unidos com Jesus e os irmãos, eis aí a unidade. Dessa unidade depende a credibilidade da Igreja. De fato, o sonho de Jesus Cristo é que a Igreja se constitua modelo de amor para toda a sociedade".

A noite terminou com a exposição de Jesus Eucarístico e a procissão da Esplanada até a Catedral Metropolitana com o Santíssimo no papamóvel.

A abertura do evento contou com a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida, vinda de Aparecida (SP), e das relíquias de São João Maria Vianney, o santo padroeiro dos padres.

Fonte: diocesecriciuma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...