terça-feira, 8 de junho de 2010

"Juventude e Espiritualidade Cristã" é tema da Segunda Etapa da EDEJU

“Que ninguém te despreze por ser jovem,

mas seja para as pessoas um exemplo na palavra, na conduta,

no amor, na fé, na pureza.”. (1Tm 4, 12)



De 04 a 06 de junho, na Paróquia Nossa Senhora da Oração em Turvo aconteceu a segunda etapa da Escola Diocesana de Evangelização da Juventude (EDEJU) Pe Ludgero Buss. Nesta etapa os jovens da Diocese de Criciúma puderam se aprofundar, refletir e vivenciar acerca do tema "Juventude e Espiritualidade Cristã", orientados por Pe Wilson Buss, vigário geral da Diocese de Criciúma e por Pe Bento Zilli, assessor da Pastoral da Juventude na mesma Diocese.

A etapa abordou o tema e a vivência da Espiritualidade dentro da comunidade eclesial, dos grupos de jovens e na vida pessoal e pastoral; seus conceitos e formas de vivenciá-la, bem como aprofundando-a desde a sua conceituação até a sua vivência concreta.

"É preciso que tenhamos uma espiritualidade enraizada, pois ela alimenta toda a nossa caminhada e nossa vida Cristã", refletira Pe Bento. Fora abordada ainda as formas de viver e fazer-se estar em sintonia com o projeto do Reino à luz de uma verdadeira espiritualidade cristã, que, deve ser enraizada, sobretudo, na Palavra; esta, que é fonte de luz e vida no plano salvífico de Deus. "Uma espiritualidade cristã autêntica é centrada na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo", lembrara ainda Pe Bento, ou seja, as três Pessoas da Trindade assim devem estar presentes e perpassar a vida e a fé Cristã. De tal modo Deus, onipotente, onisciente e onipresente convida a todos a participar de seu Reino, ou nas palavras de Pe Wilson, "Cristo caminha conosco e está junto conosco na caminhada, o chamado de Cristo é o chamado feito para seguir, ele chama as pessoas, faz o convite de diferentes formas a nós mesmos, de uma maneira simples e dinâmica. O chamado é gratuito, estar e seguir Jesus é estar em comunidade, pois Jesus é o caminho ao Reino de Deus, o anúncio da Boa Nova.".

Esta segunda etapa ainda contou com a presença de Rodrigo da Silva, secretário regional das Pastorais da Juventude(PJs SC) que se fez presente entre os jovens da Diocese, assim participando e contribuindo na caminhada; ele também trouxe presente algumas importantes reflexões, principalmente com relação a Campanha contra a violência e extermínio de jovens e o Congresso Latino Americano da PJ. A próxima etapa da EDEJU acontece nos dias 30 e 31 de julho e 01 de agosto, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Siderópolis.



Uilian Dalpiaz
Equipe da EDEJU
PJ Diocese de Criciúma-SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...