segunda-feira, 26 de julho de 2010

Jovens de Siderópolis presentes no Enajo Sul 1 em São José

"O jovem será o Sol ou a tempestade do amanhã"


Neste final de semana, 24 e 25 de julho, aconteceu em Forquilhinhas - São José, O ENAJO - Encontro Nacional de Jovens Orionitas - da Região SUL 1, que compreende os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na ocasião foram apresentadas aos jovens a coordenação PJVO - Pastoral Juvenil Vocacional Orionita, sendo: Conselheiro provincial: Pe. Claudinei Niedzwiecki, Assessor Espiritual provincial: Cl. Márcio Lopes Vieira, Assessor leigo: Carlos Thomazzelli, Coordenador juvenil: Tatiana (JUC).


No encontro voltado aos jovens orionitas, a mensagem de São Luiz Orione esteve presente em todos os momentos. Foram cerca de 80 jovens, a sua maioria da própria Paróquia. Suas atenções especiais foram para os seguintes grupos: os menores abandonados, os doentes, os idosos sem recursos e os rejeitados da sociedade e seus quatro amores eram: Jesus, Maria, O Papa e as Almas (pessoas mais pobres, mais necessitadas). Sua frase mais repetida é: “Fazer o bem sempre, o bem a todos, o mal nunca a ninguém”.


“A caridade tem fome de ação", esta frase de São Luis Orione, motiva aos jovens ter a doação pelo próximo sempre presente em suas vidas, este tema foi abordado com os jovens que puderem realizar uma visita ao Orionópolis, uma entidade sem fins lucrativos que acolhe cerca de 65 pessoas, dentre idosos, deficientes físicos e mentais. A entidade é mantida por doações e coordenada pelos religiosos e leigos orionitas. Obra semelhante é assumida pela Congregação Orionita em Moçambique na África.


A doação do carinho e atenção de cada jovem foi muito bem recebida por cada morador de Orionópolis.


Para 2011, nos dias 30 e 31 de julho, em Cotia - São Paulo está previsto o encontro da Juventude Orionita da Província Sul (São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul).


Para encerrar a frase de São Luis Orione "que todos sejam um" revela a preocupação de um trabalho em conjunto para que juntos sejamos um só Corpo, uma só Igreja.



jovens da PJ de Siderópolis presentes no encontro.


Colaboração: Janine Salvaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...