segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Jovens celebram o Dia Nacional da Juventude em grande festa

"Juventude, muita reza, muita luta, muita festa, Em marcha contra a violência", sob esse lema vários jovens celebraram e comemoraram juntos o Dia Nacional da Juventude (DNJ) da Diocese de Criciúma, neste domingo, 17, na paróquia Santa Bárbara em Criciúma.

O Dia Nacional da Juventude deste ano lembra os 25 anos de história dos DNJs em todo o Brasil e tem como cárater principal, celebrar toda a bonita caminhada dos jovens na Igreja, na sociedade nos seus desafios e conquistas. E, foi neste clima que a juventude diocesana de Criciúma celebrou o DNJ, animados pela mística da caminhada e pela alegria do encantamento do Jovem Galileu.

Com a participação de mais de 400 jovens o dia iniciou com a Celebração da Santa Missa presidida pelo Assessor Diocesano da Pastoral da Juventude, Pe Bento Ailton Zilli  no Salão Paroquial da Paróquia Santa Bárbara. A continuidade do encontro se deu nas dependências do Ginásio do Clube União Mineira, onde os cenários deste bonito dia contaram ainda com a participação de Ênio Leonardo e Devaneide de Brida que refletiram e fizeram memória da caminhada da PJ Diocesana nestes 12 anos de história enquanto Diocese de Criciúma; o secretário estadual das PJs em Santa Catarina Rodrigo da Silva partilhou a caminhada estadual e em especial o acontecimento do III Congresso Latiamericano de Jovens ocorrido na Venezuela e Gláucio Mota lembrou da Campanha contra a violência e extermínio de jovens e refletiu as opções proféticas que fazem da juventude um bonito sinal de esperança frente às ameaças que a colocam constantemente a prova. Na reflexão sobre a campanha os jovens foram convidados ainda a dizer seu SIM pela vida da juventude, montando-se um painel com a marca de cada um e cada uma presente entoando a bonita ciranda que deseja vida em abundância a todos os jovens.

O encontro partilhou ainda as apresentações do grupo Identidade Jovem da paróquia Santa Bárbara de Criciúma e dos jovens Lucas e Jonathan, paróquias Santo Antônio de Pádua de Sombrio e São Roque de Timbé do Sul, respectivamente.

Durante o encontro a animação foi conduzida pelo Grupo Musical Mensageiros de Cristo que fizeram os jovens cantar, celebrar, pular, emocionarem-se entoando e trazendo presentes canções da caminhada da Juventude.

Ao final do encontro, o bispo diocesano Dom Jacinto Flach proferiu suas palavras e a bênção a todos os jovens presentes, parabenizando o encontro e a caminhada dos grupos e trazendo presente e convidando os jovens a levar "a alegria e o vigor cada vez mais para outros jovens o encanto por Jesus Cristo, em especial para aqueles que ainda não o conhecem", lembrou. Estiverem presentes ainda o vigário geral da Diocese Pe Wilson Buss, o coordenador de pastoral Pe Antônio Mendes e o pároco da paróquia São Roque de Morro da Fumaça, Pe Orlando Cechinel, além de diversas lideranças e assessores também constantemente presentes na vida da juventude diocesana.

A Pastoral da Juventude Diocesana agradece a todos os presentes, a todos que ajudaram a organizar e a todos que fazem acontecer a bonita caminhada nos grupos de jovens, nas escolas, nas paróquias, e nos diversos meios da sociedade levando o testemunho profético da vida em grupo, do jeito cristão de ser e fazer-se juventude que busca a civilização do amor, na certeza de que o Cristo Ressuscitado está vivo e presente no meio de nós (Mt 28,20).


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...