terça-feira, 16 de novembro de 2010

Jovens da EDEJU refletem sobre Juventude e Sociedade em sua última etapa

"O que não tem sabor de vida
não merece nossa escolha".
(Pe Ludgero Buss)

De 12 a 14 de novembro de 2010 realizou-se no Colégio Marista de Criciúma a quinta e última etapa deste ano da Escola Diocesana de Evangelização da Juventude - Pe Ludgero Buss, a EDEJU.

Iniciando na sexta à noite, esta etapa abordou o tema "Juventude e Sociedade" e foi assessorada pelos professores Juliano Carrer e Rodrigo Szymanski. Mais do que a quinta etapa, esta era a despedida dos alunos da quarta turma da escola, que perpassou durante este ano os passos da formação integral para os jovens.

Entre as emoções e comoções da despedida, a etapa contou com bastante dinamismo e participação dos alunos. Juliano e Rodrigo fizeram com que importantes debates exercitassem a consciência cristã e cidadã dos alunos participantes. As injustiças sociais, o profetismo característico da juventude que anuncia e denuncia, as crises da sociedade, a luta pela vida e pela vida em abundância na sociedade foram temas que estiveram presentes nas discussões conjuntas.

"Quando nossas comunidades se reúnem para celebrar, quando nós participamos no grupo de jovens, quando sonhamos juntos um outro mundo possível, queremos e estamos vivendo abundantemente, porque Ele caminha conosco", destacara Rodrigo em referência a passagem do
Evangelho de Jo 10, 10 que mostra o sentido do caminhar pelo Reino e que deve ser busca permanente na sociedade.

Durante a etapa os alunos também celebraram sua formatura marcada por lágrimas e sorrisos pelo momento
conquistado. No domingo à tarde, sob a presença do Coordenador da PJ Diocesana Marcos Tramontin, do vigário geral da Diocese Pe Wilson Buss, do vereador de Araranguá e assessor da PJ Eduardo (Chico) Merêncio e do Bispo Diocesano Dom Jacinto, os alunos celebraram a conclusão das cinco etapas da escola com a sua formatura.

Ainda ao término da escola, assim como fora iniciada, houve a Santa Missa em ação de graças pelos jovens que foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Jacinto e concelebrada por Pe Marcos Rech e Frei Daniel Costela, respectivamente párocos das Paróquias São Donato de Içara e São João Batista de São João do Sul.

Esteve presente ainda Pe Sidnei Vitali, além de assessores da escola e outras lideranças, familiares, amigos e colegas da caminhada dos formandos. A EDEJU 2010 encerra-se sob a certeza de que a caminhada bonita da juventude se segue, formando jovens comprometidos com o Reino, na busca e nos sonhos permanentes motivados na paz inquieta do Jovem de Nazaré, Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...