segunda-feira, 21 de março de 2011

Dom Jacinto ordena Josefino em Cocal do Sul


Na tarde deste sábado, 19 de março, dia de São José, Patrono Universal da Igreja e de nossa Diocese, o Bispo Diocesano Dom Jacinto Inácio Flach ordenou um novo presbítero para a Igreja de Deus.

Muitos Josefinos de Murialdo das províncias instaladas na cidade gaúcha de Caxias do Sul, também de Londrina (PR) e até de Fortaleza (CE) se fizeram presentes na celebração realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade, em Cocal do Sul. Padres do Seminário de Orleans, onde muito cedo Jucinei iniciou sua caminhada e outros padres da Diocese de Criciúma também estiveram na Santa Missa realizada na Paróquia que se tornou o berço de fé do novo sacerdote.


Jucinei Vilpert, 30 anos, filho de Pedro Wilson Vilpert e Nair Natal Vilpert, foi ordenado padre pela Congregação de São José e entrou para a “Família Murialdo”.



Pe. Jucinei recebeu o carinho da comunidade sulcocalense e também dos 80 londrinenses que partiram em dois ônibus rumo à ordenação presbiteral daquele que conviveu com eles em 2007 e durante todo o ano de 2010, na Paróquia Cristo Bom Pastor e através da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina.

O Grupo Mensageiros de Cristo, de Araranguá, animou os fiéis que lotaram a igreja.

Recém-ordenado, o padre parte para sua missão agora na Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, no Distrito de Ana Rech, Caxias do Sul (RS).

“Vejo nele um jovem simples e humilde, como Deus quer. Seja sempre assim, Jucinei, ao lado de Jesus, Maria e José” – disse-lhe Dom Jacinto, que acrescentou: “Não se atenha as coisas do mundo. Não escolha seu lugar. Vá para onde lhe mandarem, porque onde lhe enviarem, é ali que Deus o quer”.

A celebração realizada no dia em que a Congregação de São José completa seus 138 anos de fundação no Brasil emocionou muitos paroquianos e fiéis visitantes. Disse o Padre Provincial da Congregação em Caxias do Sul, Pe. Raimundo Pauletti: “Ser ordenado neste dia, o compromete ainda mais a ser um sacerdote Josefino. A ver em nosso Padroeiro, um modelo e um guia. Muitos dos nossos lhe enviaram felicitações, Jucinei. Hoje muitas crianças e muitas famílias estão contentes em ter mais um irmão para ajudá-los a crescer em vida digna. O mundo tem sede de Deus”. Repetindo mais uma vez esta última frase, Pe. Raimundo enfatizou: “O Pe. Jucinei aceitou este convite para saciar esta sede de Deus”.

O Padre Provincial agradeceu a família, a comunidade e aos formadores e a recepção feita pelo Pároco Eloir Borges. “Deus continua nos abençoando! Obrigado a todos que apóiam a vocação. Continuem rezando. Deus precisa de vocês, também!”.

Ao final da celebração, Pe. Jucinei Vilpert recebeu a homenagem dos amigos paranaenses e da avó. “Agradeço meus pais, meus irmãos e minha família religiosa, que aos 14 anos de idade optei: é nessa família que eu quero entrar. Uma família cuja opção de vida está em acolher os mais pobres, os mais carentes. E quanto mais pobre, dizia São Leonardo, este é um dos nossos”. Pe. Jucinei agradeceu ainda aos formadores, padres e religiosas que o auxiliaram a cultivar sua vocação. Agradeceu também aos veículos de comunicação e ao povo de Cocal do Sul, Londrina e Caxias do Sul, para onde parte esta semana.

A Família Murialdo no Brasil
De acordo com informações do Padre Provincial Raimundo Pauletti, representante da Congregação em Caxias do Sul, no mundo todo existem sete províncias. A Província Brasileira da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo está presente em 10 estados.
Com 18 obras existentes, se dedica ao serviço em paróquias, colégios, obras sociais, missões e casas de formação.
Em seu trabalho específico, atua ao lado de crianças e adolescentes pobres, por meio de abrigos e sempre focados na prevenção.
O novo sacerdote, Pe. Jucinei Vilpert atuará, segundo Pe. Raimundo, nas obras sociais da Congregação com foco na juventude. “Ele tem perfil para isso” – afirma.
Cinco grupos compõem a Família Murialdo: as Irmãs Murialdinas de São José, os Josefinos de Murialdo, o Instituo Secular, os Leigos de Murialdo (como exemplo as Mães Apóstólicas) e os Jovens.
“Ao todo, somamos 90 religiosos em todo o Brasil e contamos com sete noviços na província em Caxias do Sul”, relata Pe. Raimundo Pauletti.

Fonte: www.diocesecriciuma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...