sábado, 19 de março de 2011

Informativo Semanal da Diocese de Criciúma

  

X Coordenação dos Grupos de Famílias se reúne

Na manhã de sábado, 12 de março, os membros da Coordenação Diocesana dos Grupos de Famílias estiveram reunidos para a primeira reunião do ano. Conforme a Coordenadora Diocesana, Glória Maria Mazucco, o encontro teve início com uma oração e em seguida, foi programado o Encontro Diocesano dos Coordenadores Paroquiais dos Grupos de Famílias, que acontecerá em 16 de abril, na Paróquia São Donato, em Içara.

Durante a reunião, os coordenadores comarcais apresentaram as atividades e a caminhada das Paróquias para o ano 2011. Também definiram as pessoas que participarão da Reunião Regional que acontecerá entre os dias  18 e 20 de março, em Rio do Sul e fizeram o recolhimento dos materiais referentes ao Concurso do Hino da CF 2011, banner e oração. Outro assunto da pauta foram os repasses do 13º Intereclesial das CEBs, que acontecerá em 2014, em Crato (Ceará).

X Comarca de Meleiro promove estudos e dinâmicas entre catequistas

Cerca de 70 pessoas – entre coordenadores paroquiais, comunitários e catequistas – da Comarca de Meleiro participaram na tarde do último sábado, 12 de março, do Estudo Comarcal de Metodologia Catequética, realizado em Meleiro.

Segundo a Coordenadora Diocesana de Catequese, Terezinha Brunel, a dinâmica do encontro foi iniciada sob a reflexão de três perguntas: “Como melhorar nossa missão catequética?”, “De que maneira vou trabalhar com os catequizandos?” e “Qual o caminho a percorrer?”.

Baseados nisso, os participantes percorreram um caminho lúdico, onde os objetivos eram conhecer a realidade e promover a participação de todos.

Segundo Terezinha, a dinâmica do caminho preparado para os participantes iniciou na Bíblia, com a palavra Fé e na palavra Vida, ligada à Comunidade.

O período matutino foi dedicado ao estudo teórico e à tarde, foram formados 10 grupos sob o trabalho de 10 oficinas com temáticas diferentes: palavras e frases; cartaz; narração de histórias; jogos e brincadeiras, uso de correspondência, história em quadrinhos; canto; dramatização e teatro; símbolos e uso de jornal.

“Realizamos um planejamento participativo, comunicativo. As apresentações foram maravilhosas”, relata a Coordenadora. A criatividade explorada nas oficinas estimula os catequistas a trabalharem as dinâmicas com os catequizandos.

X Grupo Executivo Regional do Cursilho promove encontro

No dia 12 de março, coordenadores do Cursilho de todas as dioceses do estado estiveram reunidos no encontro promovido pelo Grupo Executivo Regional (GER), em Florianópolis.

Segundo o Coordenador Diocesano do Movimento, Silvano Pereira, ao todo serão realizados 46 cursilhos no estado de Santa Catarina e no Brasil, um total de 1.146.

O GER promoveu um estudo para o relançamento do MCC, que na Diocese de Criciúma ocorrerá em agosto de 2011, em preparação ao jubileu de 50 anos do Cursilho, celebrado em janeiro de 2012. O objetivo é promover um novo ardor missionário.

Os coordenadores estudaram ainda sobre as Pequenas Comunidades de Fé e cada diocese realizou a partilha de sua caminhada.

X Diocese de Criciúma participa da Jornada Estadual da Mãe Peregrina

Aconteceu nos dias 12 e 13 de março, em Brusque (SC), na Casa Padre Dehon, a 1ª Jornada Estadual da Mãe Peregrina. “Entre coordenadores diocesanos, comarcais, paroquiais e de comunidades, totalizamos 110 participantes de todas as dioceses do Estado. De Criciúma, fomos em um número de 38 missionários. As dioceses de Caçador e Blumenau tiveram que retornar devido a imprevistos no trânsito ocasionados pelas fortes chuvas na região” – relata a Coordenadora Diocesana, Anísia Spillere.

Conforme a coordenadora, o encontro foi de grande valia: “a espiritualização bem preparada e a participação consciente, favoreceram o êxito nos estudos realizados, preparando-nos para um melhor desempenho como missionários da Mãe Peregrina, rumo ao Centenário da Aliança, em 2014”.

Segundo Anísia, a meta proposta em maio de 2010 pelo 1º Congresso da Campanha da Mãe Peregrina, realizado em Atibaia (SP), de que até outubro de 2014 todos os missionários da CMP selem ou renovem a Aliança de Amor, entendendo a Origem, foi bastante estudada pelo grupo.

A Ir. Helena Dal Molin, assessora da CMP em Santa Catarina e a Ir. Rosequiel Fávero, do Santuário Mãe, de Santa Maria (RS), coordenaram e organizaram o encontro que teve por palestrante o Pe. Argemiro, assessor no Regional Sul 4, além da equipe da CMP de Brusque, que deu o apoio para a realização da jornada.

“Aos empresários de Caravaggio, que patrocinaram o ônibus para que pudéssemos comparecer ao encontro, o nosso agradecimento” – diz Anísia Spillere – “’De Santuário a Santuário, Missionários da Aliança’ rumo ao Centenário 2014!”.

X Coordenação Diocesana de Liturgia prepara atividades para 2011

Na tarde do último domingo, 13 de março, a Coordenação Diocesana de Liturgia esteve reunida no secretariado, onde discutiu sobre a organização e composição das coordenações comarcais de liturgia. Conforme o Coordenador Diocesano, Éderson Bez Birolo, como ação imediata a coordenação diocesana se fará presente nas reuniões de comarcas para prestar auxílio na formação das equipes comarcais.

Além disso, a reunião teve por pauta o Estudo Diocesano de Liturgia, que acontecerá no dia 19 de junho de 2011, na Paróquia Santo Agostinho, em Rio Maina. Cada paróquia deverá enviar 6 pessoas para o estudo que terá dois temas: Pastoral Litúrgica e Espaço Litúrgico. O encontro é destinado a liturgistas, cantores e ministros.

Segundo Éderson ainda, a Coordenação Diocesana de Liturgia refletiu sobre a atualização do livro de cantos diocesano. “Decidimos levar o assunto para a reunião do Conselho Diocesano, a fim de aprofundarmos a discussão” – relata. “E motivamos as comarcas a continuarem a reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2011 e a participarem da Missa do Crisma”, que será realizada no dia 20 de abril, na Paróquia Nossa Senhora da Salete, no Bairro Próspera, em Criciúma.

X Paróquias Solidárias refletem missão

Na manhã do dia 15 de março, as paróquias envolvidas no projeto diocesano “Paróquias Solidárias” estiveram reunidas em Balneário Arroio do Silva.

O encontro que reuniu treze representantes contou com a explanação inicial do Pe. Sidnei Vitali, que coordenou uma reflexão acerca do sentido do Projeto.

Conforme o Coordenador do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), Pe. Valdemar Carminati, “o projeto visa criar uma mentalidade de comunhão e participação entre as paróquias. A missionariedade nos faz olhar para fora, saber que somos igreja, que temos compromisso com o todo e não apenas por um pedaço de território. É uma maneira de criar consciência para a missão além-fronteiras e para a missão universal, pois nossa igreja é católica, isto é, universal”.

Segundo Pe. Valdemar, o próprio Jesus mandou ir até os confins do mundo: “Se não podemos ir muito longe, podemos ir um pouco mais adiante. A missionariedade incute no cristão um grande respeito pelo outro e pelo trabalho do outro. Nos ensina a saber chegar na nova realidade como hóspede e não como chefe que chega e acha que já sabe tudo e começa dando ordens a partir de sua cabeça, sem levar em conta a comunidade que caminha há muito tempo. O hóspede chega com humildade, procura conhecer a realidade e não age sozinho, mas com a organização que já existe, conselhos, etc. Não se conhece uma realidade apenas por ouvir dizer, ou em pouco tempo. A missão nos ensina a começar a agir missionariamente no chão onde estamos. Diz-se que, ser missionário é pensar globalmente e agir localmente”.

Após uma hora de reflexão, o grupo dividiu-se em duplas e tratou acerca do trabalho de “entre-ajuda”, que consiste em visitas mútuas, presença nas reuniões de CPPs, assembléias paroquiais, oração  e presença nas festas, quando possível.

“Terminamos a manhã com uma deliciosa minestra feita pela senhora Ana Leonir Carminati” – acrescenta Pe. Valdemar.

X Conselhos comarcais de Nova Veneza e Urussanga elegem coordenadores

Nos dias 16 e 17 de março as comarcas de Nova Veneza e Urussanga elegeram os novos coordenadores de conselhos comarcais.

A Comarca de Nova Veneza, reunida em Siderópolis no dia 16, elegeu o Pe. Arcangelo Bússulo, da Paróquia Santo Alexandre, de Treviso, como Coordenador e por Vice, o Pe Itamar Mazzucco, da Paróquia São Marcos, de Nova Veneza. A Conselho Comarcal de Nova Veneza era coordenado pelos padres Ludgero Feldhaus e César Budny.

Já no dia 17, a Comarca de Urussanga reunida em Morro da Fumaça elegeu para Coordenador de seu Conselho o novo sacerdote, Pe. Joel Sávio e o Pe. Eloir Borges como Vice-Coordenador. Deixam a coordenação do conselho os padres José Aires Pereira e Antonio Vander.

X Conselho Diocesano de Pastoral se reúne em Urussanga

Durante a manhã e tarde desta quinta-feira, 17 de março, coordenadores e assessores de diversos movimentos e pastorais da Diocese de Criciúma foram acolhidos nas dependências da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, para realizar um de seus quatro encontros anuais.

A reunião teve início às 08h30, com acolhida feita pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach e também pelo pároco, Pe. Jiovani Manique Barreto.

Após um momento de oração e a acolhida da imagem de Nossa Senhora da Conceição, acompanhou a leitura da ata da última reunião, feita por Salete Mafra, assessora da Pastoral Afro.

O Conselho acolheu os novos membros das coordenações das pastorais e todos se apresentaram; em seguida, foram formados cinco grupos de discussão que reuniram as mais de 30 pessoas presentes no encontro.

O objetivo da formação de grupos foi discutir e aprofundar ainda mais o tema da Campanha da Fraternidade 2011, com base em propostas de ações concretas apresentadas pela Coordenação.

Para enriquecer o debate, o professor da Unesc, Dr. Carlyle Torres Bezerra de Menezes, foi convidado a fazer sua explanação e esclarecer dúvidas levantadas acerca da questão ambiental. Dr. Carlyle é pesquisador no Mestrado em Ciências Ambientais, no Curso de Engenharia Ambiental e membro da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, além de ser articulador no Fórum Municipal de Mudanças Climáticas.

Com o debate aprofundado, o Conselho Diocesano traçou algumas estratégias para pôr em prática a proposta da CF 2011.

Entre outros assuntos discutidos na reunião, está a reformulação do Plano Diocesano de Pastoral e também possível no livro de cantos da Diocese.

Os membros do Conselho se confraternizaram em um almoço oferecido pela paróquia de Urussanga e à tarde, fizeram a partilha das metas e prioridades a serem trabalhadas durante o ano de 2011.

Por fim, foram apresentadas e aprovadas as Contas referentes a 2010.

O próximo encontro está marcado para o dia 19 de maio, em Forquilhinha.

XNA PRÓXIMA SEMANA:
Mais informações sobre as reuniões diocesana e comarcais da Pastoral da Criança e também sobre a reunião do Conselho Regional da Pastoral da Saúde, todos realizados entre os dias 16 e 17 de março.

X Agenda

17 a 31/03: Pós em Juventude – ITESC, em Florianópolis.

18 a 20/03: Seminário com os Coordenadores Estaduais do MFC, em Curitiba.
18 a 20/03: Reunião Regional dos Grupos de Famílias e CEBs, em Rio do Sul.
18 a 20/03: Encontro Nacional (Casais de 2ª União) – Pastoral Familiar, em São Paulo.

19/03 – 08h30: Reunião COMIDI e Infância Missionária, São José.
19/03 – 17h00: Ordenação Presbiteral do Diácono Jucinei Vilpert, em Cocal do Sul.

19 a 20/03: Pré Missão Jovem Regional, em Navegantes.

20/03: Estudo Comarcal de Catequese e Liturgia – AR, em Sombrio.

21/03 – 19h30: Reunião da Coordenação Comarcal de Catequese CR, São José.
21/03: Ultreia – Cursilho, São José.

21 e 22/03: Seminário Regional do CIER, em Lages.
21 e 22/03: Reunião Regional da Pastoral Vocacional, em Rio do Sul.
21 e 22/03: Reunião do Conselho Regional dos Presbíteros (CRP), em Joaçaba.

22/03 – 14h: Encontro da Equipe Executiva da Pastoral da Saúde, São José.
22/03 – 19h30: Reunião da Comissão de Análise de Projetos e Obras, Casa do Bispo.

22 e 23/03: Encontro dos Liberados das PJs.

24/03 – 19h30: Reunião Comarcal de Liturgia CR, São José.

25/03 – 19h00: Reunião Comarcal de Liturgia NV, em São Bento Baixo.

25 a 27/03: Seminário das Pastorais Sociais, em Lages.

26/03: Formação de Assessores da PJ
26/03 – 08h30: Encontro da Pastoral Familiar e Preparação para o Matrimônio, São José.
26/03 – 08h30: Formação com Entidades Membros da Cáritas, Santa Bárbara.
26/03 – 13h30: Reunião Comarcal de Liturgia AR, em Sombrio.
26/03 – 13h30: Encontro Comarcal da Pastoral da Pessoa Idosa ML, em Forquilhinha.
26/03 – 14h00: Reunião Comarcal dos Grupos de Famílias AR, em Sombrio.
26/03 – 14h30: Reunião Diocesana do Cursilho, em Içara.

27/03: Encontro de Preparação Matrimonial – Pastoral Familiar, em Blumenau.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA DA FESTA DE SÃO JOSÉ
Padroeiro da Diocese de Criciúma
 (Catedral – 18 a 20 de março)

18/03 (sexta-feira) – 1ª Novena
19h – Apresentação dos Festeiros e Abertura da Festa
Presidente da Celebração: Pe. Samiro Meurer
Liturgia: Apostolado da Oração
Cantos: RCC – Ministério Maria Santíssima

19/03 (sábado) – 2ª Novena
15h – Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Onécimo Alberton
Liturgia: Equipe da Matriz
Cantos: Grupo Renascer
18h – Procissão de São José – Saída do Hospital São José / Chegada a Matriz
19h – Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Antonio Junior
Liturgia e Cantos: Movimento de Irmãos

20/03 (domingo)
10h – Celebração Festiva da Eucaristia presidida por Dom Jacinto Inácio Flach e os padres da paróquia
Liturgia: Equipe da Matriz
Cantos: Cantores da Paz

X Aniversariantes

23/03: Pe. Aguinaldo Zuchinali
23/03: Pe. Bento Ailton Zilli
24/03: Pe. Sidnei Vitali
28/03: Frei Daniel Costela
31/03: Pe. Vilcionei Baggio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...