sexta-feira, 25 de março de 2011

Informativo Semanal da Diocese de Criciúma



Pastoral da Criança quer aumentar número de lideranças

A prioridade, segundo a Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança, Ir. Marinês Rech, é em todo o Brasil: aumentar o número de suas líderes de maneira que “cada líder conquista mais uma líder”. O objetivo na Diocese de Criciúma é atingir a meta de 30%. Atualmente a Pastoral conta com 1.132 delas em todas as comunidades. O assunto foi discutido na reunião diocesana e reuniões comarcais, realizadas entre 15 e 16 de março. Segundo Ir. Marinês, as coordenadoras de ramo receberam a programação de março a novembro e já estão promovendo reuniões em suas comunidades.

Junto as atividades específicas da Pastoral da Criança, as coordenadoras de ramo levam também a proposta de executar ações concretas com base nos estudos do tema da CF 2011, discutidos também durante os encontros com as coordenações.

Outra prioridade elencada em nível nacional, relata a coordenadora, é a “formação contínua e integrada em forma de oficinas”: uma capacitação oferecida diretamente às comunidades. Entre elas, aleitamento materno, campanhas de vacinação, obesidade infantil, hortas caseiras, saúde bucal, brinquedos e brincadeiras, entre outras, de acordo com as necessidades de cada localidade.

Coordenação da Pastoral Vocacional define linha de ações

No dia 12 de  março, na Paróquia São Donato em Içara, aconteceu a primeira reunião da Equipe Diocesana da Pastoral Vocacional, onde foram apresentados os novos coordenadores José Luiz e Léia, a Secretária Ir. Cristiane e o Assessor Pe. Alírio Leandro. Após um momento de espiritualização e leitura da Ata, foi feita a partilha da caminhada da Pastoral Vocacional na Diocese. A coordenação repassou a necessidade de se criar um planejamento em nível diocesano para que as paróquias tenham uma direção a seguir de acordo com sua realidade.

“De forma unificada e tendo uma pastoral vocacional ministerial. Importante também desenvolver um trabalho na base para levar a Pastoral para as comunidades que ainda não tem, podendo assim estar organizados enquanto Paróquia/Comarca/Diocese” – relatou o Coordenador Diocesano, José Luiz Machado.

Grupos de Famílias participam de encontro em Rio do Oeste

Entre os dias 18 e 20 de março, as coordenações diocesanas dos Grupos de Famílias das 10 Dioceses de Santa Catarina – Regional Sul IV estiveram reunidas em Rio do Oeste. O momento teve por objetivo revisar e encaminhar os encontros em preparação ao Encontro Estadual das CEBs que acontecerá em 2012, em Florianópolis. “Os encontros estarão inclusos no roteiro do Tempo Comum deste ano em cada Diocese e também a preparação definindo lema, objetivos e elementos para a construção do cartaz e oração” – relata a Coordenadora Diocesana Gloria Maria Mazucco.

COMIDI e Infância Missionária discutem atividades

Na manhã de sábado, 19 de março, a coordenação do Conselho Missionário Diocesano – COMIDI e Infância Missionária esteve reunida em Criciúma.

Entre os assuntos abordados, esteve o curso regional promovido pelo Sulão, que vai acontecer entre 23 e 26 de junho de 2011, em Morro das Pedras, Florianópolis. Pela Diocese de Criciúma, participarão a Secretária do COMIRE, Terezinha Lourenço a e Coordenadora da Infância e Juventude Missionária, Beatriz Biazoto.

Conforme o Coordenador do COMIDI, Pe. Valdemar Carminati, o grupo discutiu também acerca do projeto Paróquias Solidárias, objetivando o apoio na divulgação e promoção também dentro das comunidades. “Uma comunidade dá apoio à outra” – destaca Pe. Valdemar, que citou o exemplo que acontece na Paróquia São João Batista, em São João do Sul.

A Coordenação se prepara para o Encontro Missionário Diocesano, que ocorrerá no dia 18 de junho de 2011, na Paróquia Santa Bárbara. Participarão os alunos da Escola de Teologia para Leigos e também assessores da Infância Missionária. Em breve serão elaboradas as fichas para inscrição, sendo que será possibilitada a participação de apenas um representante por comarca.

Dom Jacinto ordena Josefino em Cocal do Sul

Na tarde de sábado, 19 de março, dia de São José, Patrono Universal da Igreja e de nossa Diocese, o Bispo Diocesano Dom Jacinto Inácio Flach ordenou um novo presbítero para a Igreja de Deus.
Jucinei Vilpert, 30 anos, filho de Pedro Wilson Vilpert e Nair Natal Vilpert, foi ordenado padre pela Congregação de São José e entrou para a “Família Murialdo”.
Muitos Josefinos de Murialdo das províncias instaladas na cidade gaúcha de Caxias do Sul, também de Londrina (PR) e até de Fortaleza (CE) se fizeram presentes na celebração realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade, em Cocal do Sul. Padres do Seminário de Orleans, onde muito cedo Jucinei iniciou sua caminhada e outros padres da Diocese de Criciúma também estiveram na Santa Missa realizada na Paróquia que se tornou o berço de fé do novo sacerdote.
O Grupo Mensageiros de Cristo, de Araranguá, animou os fiéis que lotaram a igreja.
Pe. Jucinei recebeu o carinho da comunidade sulcocalense e também dos 80 londrinenses que partiram em dois ônibus rumo à ordenação presbiteral daquele que conviveu com eles em 2007 e durante todo o ano de 2010, na Paróquia Cristo Bom Pastor e através da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina.
Recém-ordenado, o padre parte para sua missão agora na Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, no Distrito de Ana Rech, Caxias do Sul (RS).
“Vejo nele um jovem simples e humilde, como Deus quer. Seja sempre assim, Jucinei, ao lado de Jesus, Maria e José” – disse-lhe Dom Jacinto, que acrescentou: “Não se atenha as coisas do mundo. Não escolha seu lugar. Vá para onde lhe mandarem, porque onde lhe enviarem, é ali que Deus o quer”.
A celebração realizada no dia em que a Congregação de São José completa seus 138 anos de fundação no Brasil emocionou muitos paroquianos e fiéis visitantes. Disse o Padre Provincial da Congregação em Caxias do Sul, Pe. Raimundo Pauletti: “Ser ordenado neste dia, o compromete ainda mais a ser um sacerdote Josefino. A ver em nosso Padroeiro, um modelo e um guia. Muitos dos nossos lhe enviaram felicitações, Jucinei. Hoje muitas crianças e muitas famílias estão contentes em ter mais um irmão para ajudá-los a crescer em vida digna. O mundo tem sede de Deus”. Repetindo mais uma vez esta última frase, Pe. Raimundo enfatizou: “O Pe. Jucinei aceitou este convite para saciar esta sede de Deus”.
O Padre Provincial agradeceu a família, a comunidade e aos formadores e a recepção feita pelo Pároco Eloir Borges. “Deus continua nos abençoando! Obrigado a todos que apóiam a vocação. Continuem rezando. Deus precisa de vocês, também!”.
Ao final da celebração, Pe. Jucinei Vilpert recebeu a homenagem dos amigos paranaenses e da avó. “Agradeço meus pais, meus irmãos e minha família religiosa, que aos 14 anos de idade optei: é nessa família que eu quero entrar. Uma família cuja opção de vida está em acolher os mais pobres, os mais carentes. E quanto mais pobre, dizia São Leonardo, este é um dos nossos”. Pe. Jucinei agradeceu ainda aos formadores, padres e religiosas que o auxiliaram a cultivar sua vocação. Agradeceu também aos veículos de comunicação e ao povo de Cocal do Sul, Londrina e Caxias do Sul, para onde parte esta semana.
A Família Murialdo no Brasil
De acordo com informações do Padre Provincial Raimundo Pauletti, representante da Congregação em Caxias do Sul, no mundo todo existem sete províncias. A Província Brasileira da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo está presente em 10 estados.
Com 18 obras existentes, se dedica ao serviço em paróquias, colégios, obras sociais, missões e casas de formação.
Em seu trabalho específico, atua ao lado de crianças e adolescentes pobres, por meio de abrigos e sempre focados na prevenção.
O novo sacerdote, Pe. Jucinei Vilpert atuará, segundo Pe. Raimundo, nas obras sociais da Congregação com foco na juventude. “Ele tem perfil para isso” – afirma.
Cinco grupos compõem a Família Murialdo: as Irmãs Murialdinas de São José, os Josefinos de Murialdo, o Instituo Secular, os Leigos de Murialdo (como exemplo as Mães Apóstólicas) e os Jovens.
“Ao todo, somamos 90 religiosos em todo o Brasil e contamos com sete noviços na província em Caxias do Sul”, relata Pe. Raimundo Pauletti.
Pastoral da Juventude de Santa Catarina realiza Pré Missão Jovem
Nos dias 19 e 20 de março, a Pastoral da Juventude de Santa Catarina – Regional Sul4 da CNBB, realizou a Pré Missão Jovem, encontro para formação e planejamento dos 30 missionários que atuarão como líderes da III Missão Jovem da Pastoral da Juventude.  Os jovens da comunidade São Domingos de Gusmão, comarca de Navegantes, Diocese de Blumenau acolheram com muita alegria, afeto e esperança jovens que vieram de diversas dioceses do estado.

O encontro teve início com a oração do Oficio Divino da Juventude preparada pelos jovens da Diocese de Rio do Sul. Em seguida, iniciou-se a formação com assessoria de Paulo Francisco Junior, que motivou os jovens a refletirem sobre os fundamentos bíblicos da missão, à luz do Evangelho de Mateus, Marcos, Lucas e João, como também a missão nos Atos dos Apóstolos.

Os trabalhos da tarde do sábado foram direcionados para o estudo dos aspectos práticos da Missão Jovem, onde os líderes missionários puderam discutir, analisar e simular situações diversas que envolvem a visitação, a acolhida, e os cuidados que devem ter quando estiverem nas comunidades.

Durante a noite os jovens líderes foram enviados para as comunidades da paróquia onde se reuniram com o CPC a fim de realizar o planejamento para que a missão ocorra. Lá foi elaborado um questionário com questões práticas sobre os aspectos demográficos, econômicos e sociais, históricos e pastorais que envolvem a vida da comunidade, para que assim seja feito um diagnóstico da realidade e o planejamento seja mais efetivo.  Também celebraram e ouviram as expectativas da comunidade em relação à Missão. Nas comunidades os jovens pernoitaram, e no domingo às 11 horas, retornaram para fazer a partilha de como foi em cada comunidade, as dúvidas, as dificuldades e o sentimento que ficou desse primeiro contato. 

A missão acontecerá do dia 23 a 26 de junho sendo que no último dia, domingo, os jovens e a comunidade farão a Marcha Estadual contra a Violência e Extermínio de Jovens, uma das ações que a Pastoral da Juventude de SC assume a partir da Campanha Nacional Conta a Violência e o Extermínio de Jovens. No final acontecerá um show com o Grupo Musical Mensageiros de Cristo, de Araranguá.

Os líderes já iniciaram a missão, voltaram para suas comunidades com a responsabilidade de mobilizar, motivar e formar os missionários que se preparam para irem ao encontro do outro. Pois como disse Dom Hélder: “Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu.” Que os jovens missionários abram-se, descubram e encontrem os outros como irmãos.
 
(Joseanair Hermes - Teias da Comunicação Regional Sul 4)
CIER promove seminário
Entre os dias 21 e 22 de março aconteceu o Seminário Regional do Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão (CIER), em Lages. Representando a delegação da Diocese de Criciúma, o Pe. Joel Sávio participou do encontro onde foi realizado o estudo sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que acontece de 05 a 12 de junho. Conforme Pe. Joel, oito dioceses do Regional Sul IV estiveram presentes no Seminário, que contou com a presença do Presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), Dom Manoel João Francisco, também Bispo da Diocese de Chapecó. Participou do encontro o Bispo Emérito de Lages e Administrador Apostólico da Diocese de Caçador, Dom Oneres Marchiori e membros da Igreja Luterana. Segundo Pe. Joel, a partir deste seminário serão pensadas as atividades de cada diocese. No encontro, os participantes também tiveram por tema de estudo o trecho de Atos 2,42, que relata os propósitos e fundamentos das primeiras comunidades da igreja.

Pastoral Vocacional participa de encontro regional

A Coordenação Diocesana da Pastoral Vocacional da Diocese de Criciúma se fez presente na reunião regional promovida pelo Regional Sul IV em Rio do Sul. No encontro houve a  partilha dos trabalhos e dificuldades encontradas no serviço de animação vocacional de cada diocese. “Foi um momento de convivência, oração e planejamento das atividades para o ano em curso, iluminados pelos frutos do 3° Congresso Vocacional do Brasil e do 2° Congresso Vocacional Latino-Americano” – relata o coordenador José Luiz Machado.

Pe. Samiro é empossado Capelão no Hospital São José

A missa teve início às 19h, como de costume. Nos bancos da capela, amigos e conhecidos. Pe Samiro Meurer tomou posse oficialmente na noite desta quarta-feira, 23, como Capelão do Hospital São José, durante celebração presidida pelo Bispo Diocesano Dom Jacinto Inácio Flach e concelebrada pelo Pe. Angelo Galato.

“Não é muito diferente de um trabalho em paróquia. Mas aqui temos contato direto com pessoas sensíveis para a espiritualidade, devido a enfermidade e ao momento em que vivem” – relata Pe. Samiro, que nos últimos seis anos atuou na Paróquia São Donato, em Içara.

Há quase dois meses atuando no Hospital, o sacerdote afirma que sempre sentiu vontade de trabalhar mais próximo dos doentes. “Quando Dom Jacinto me convidou, foi uma grande surpresa” – revela.

Pe. Samiro tem muitas atividades durante o dia: “aqui ministramos muito o sacramento da unção dos enfermos e também confissões, bênçãos e orientações que as pessoas nos pedem para dificuldades em momentos particulares da vida. Estou muito feliz com este trabalho. Percebo pelo rádio a vontade que as pessoas tem de me conhecer e isso facilita muito a aproximação para abençoar, ungir, conversar” – relata.

O padre, que além do hospital, auxiliará a Paróquia São José, afirma ter passado por momentos emocionantes em sua nova missão. “Às vezes, você faz um atendimento a uma pessoa adormecida, em coma. Parece não fazer sentido, mas tive experiências com pessoas que pareciam não estar ouvindo, e vi a lágrima correr de seus olhos. Até pessoas que não falam, no apertar a mão você sente a expressão de carinho e fé, um encorajamento àquela pessoa”.

AGENDA DA SEMANA

25/03 – 19h00: Reunião Comarcal de Liturgia NV, em São Bento Baixo.
25 a 27/03: Seminário das Pastorais Sociais, em Lages.

26/03: Formação de Assessores da PJ
26/03 – 08h30: Encontro da Pastoral Familiar e Preparação para o Matrimônio, São José.
26/03 – 08h30: Formação com Entidades Membros da Cáritas, Santa Bárbara.
26/03 – 13h30: Reunião Comarcal de Liturgia AR, em Sombrio.
26/03 – 13h30: Encontro Comarcal da Pastoral da Pessoa Idosa ML, em Forquilhinha.
26/03 – 14h00: Reunião Comarcal dos Grupos de Famílias AR, em Sombrio.
26/03 – 14h30: Reunião Diocesana do Cursilho, em Içara.

27/03 – 08h00: Assembleia Diocesana RCC, Auditório São José.
27/03 – 08h00: Confraternização MI – Área V, em Timbé do Sul.
27/03 – 08h30: Escola Diocesana de Catequese, em Criciúma.
27/03: Encontro de Preparação Matrimonial – Pastoral Familiar, em Blumenau.

28/03 – 08h30: Dia de Encontro dos Padres na APRESC, Lagoa dos Esteves.
28/03: Escola Vivencial do MCC, São José.

29/03 – 08h30: Encontro da Coordenação da Pastoral da Saúde, São José.

30/03 – 08h30: Reunião dos Professores da ETL, São José.
30/03 – 08h30: Encontro dos Padres da Comarca de Nova Veneza, em Treviso.

31/03 – 08h30: Reunião do Conselho Presbiteral, Casa do Bispo.
31/03 – 14h00: Reunião do Conselho de Formação, Casa do Bispo.
31/03: Reunião da Coordenação Regional de Catequese, em Lages.

31/03 a 03/04: Escola Regional de Catequese, em Lages.

02/04 – 08h30: Encontro de Assessores da Infância Missionária, São José.
02/04 – 09h00: Reunião da Pastoral Afro-Brasileira, no Secretariado.
02/04: Aprofundamento para Casais MI – Área VI – AR, Sagrada Família.

ANIVERSARIANTES DE MARÇO (final)

28/03: Frei Daniel Costela
31/03: Pe. Vilcionei Baggio

ANIVERSARIANTES DE ABRIL

02/04: Pe. César Budny
04/04: Pe. Silvestre Koepp
11/04: Pe. Vilcinei Clarindo
13/04: Pe. Antonio Marcos Machado Madeira
14/04: Pe. José Aires de Souza Pereira (15 anos de ordenação)
14/04: Pe. Newton José Furtado Pereira
26/04: Pe. Osni Marino Zanatta (31 anos de ordenação)
26/04: Pe. Vicenzo Lumeta (25 anos de ordenação)
29/04: Pe. Antonio Mendes
30/04: Pe. Alírio Leandro (6 anos de ordenação)


-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...