quinta-feira, 10 de março de 2011

Vocação, chamado e Missão!

Um pouco sobre o Postulado Josefino de Murialdo



A vida é, em primeiro lugar, um dom, verdadeiro presente. A principal escolha, que cabe a cada um, é de como viver esse dom, o que fazer da própria vida. Esta é a primeira vocação humana: o chamado à vida.


Quando assumimos a vida como dom, como chamado de Deus, e respondemos cuidando dela, estamos dizendo “sim” ao Criador. Não escolhemos nascer, mas podemos escolher como viver. Somos livres para cuidar de nós e do mundo. Somos livres para amar e construir relações verdadeiras com as pessoas. Somos livres para nos comunicar com Deus. Dizer sim à vida é a principal vocação do ser humano. Assim como a vida, o batismo é um dom que Deus nos oferece por meio de seu filho Jesus Cristo. É também um chamado à santidade. Jesus diz no evangelho: “Sede santos como vosso Pai do céu é santo” (Mt 5,48).

Os religiosos fazem votos publicamente de viver os conselhos dados por Jesus no Evangelho de viverem a pobreza, a castidade e a obediência. Vivem em comunidade e trabalham na Igreja e no mundo segundo diferentes jeitos de ser, chamados de carismas. Jesus chamou os apóstolos para o seguirem, enviou-lhes o Espírito Santo e deu-lhes a tarefa de guiar a comunidade cristã e de instruí-la segundo o Evangelho.

Como um jovem pode se tornar um Postulante Josefino de Murialdo? E qual o propósito dessa fase da formação?

Após concluir a etapa de aspirantado (experiência em uma comunidade Religiosa dos Josefinos), você está novamente de mudança, para o Postulado. Nessa etapa você aprofunda os conhecimentos sobre o carisma josefino e se prepara para o Noviciado. Prepare-se, pois é tempo de estudo e aprofundamento para a vida religiosa. O Postulado está em Londrina, norte do Paraná. Tem como formador o mais jovem Padre Josefino brasileiro, Márcio Benevides.

Veja depoimentos dos postulantes, relatando suas experiências no Postulado:

Rodrigo Rafael: “ ser josefino é bom de mais! um olhar voltado aos jovens e crianças na caridade e no amor!”

Rodrigo Szmanski : “postulado é um passo em direção a construção do Reino definitivo. nossa vida é trilhada por mil caminhos, acredito que ser postulante é um passo ousado, sempre mirando o Reino de Deus, e construindo Ele a partir da “educação do coração” de crianças, adolescentes e jovens principalmente empobrecidos.”

Diego Polita: “ser postulante é estar bem consigo mesmo e querer repartir a sua sabedoria com os demais.”

Elves Bessa: “É na vivencia com as crianças, adolescentes e jovens que percebemos o amor de Deus.”

Welton Andrade: “Para viver a vocação a qual somos chamados é preciso beber de uma fonte inesgotável e esta fonte é Jesus”

Iarley Peroba: “'Tudo é graça Deus é amor' o postulado é escutar a voz de Deus que me chama, e mais que escutá-lo significa trilhar o caminho para ir ao encontro da voz. é um dialogo de quem chama e quem responde,. aqui estou muito feliz por ter escolhido o jeito jovem ousado e fervoroso”

Djalma Martins: “atrever-se á vida religiosa não é simplesmente fazer a própria vontade, mas sim, acima de tudo, realizar o projeto de Deus. sinto-me feliz em ser postulante.”


Para conhecer mais, envie um e-mail para o fale conosco:sav.murialdo@hotmail.com


Rodrigo szymanski 
PJ - Diocese de Criciuma- SC 
Twitter: http://twitter.com/rodrigoszy
Blog: http://rodrigopjoteiro.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...