sexta-feira, 1 de abril de 2011

Informativo Semanal da Diocese de Criciúma | 01-04-2011


PASTORAIS SOCIAIS REFLETEM MISSÃO
 
Com o objetivo de refletir a missão das pastorais sociais em Santa Catarina, entre os dias 25 e 27 de março, 45 lideranças de pastorais e organismos do Regional Sul IV da CNBB estiveram reunidas no Seminário Regional das Pastorais Sociais, realizado em Rio do Oeste, Vale do Itajaí.
Representando a Diocese de Criciúma participaram o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe Antonio Mendes, as coordenadoras da Pastoral Social, Maria Rosa Mendes e Neca Dagostin, além de Terezinha da Pastoral da Criança.
O seminário foi assessorado pela Irmã Delci Frazen, Assessora Nacional das Pastorais Sociais na Comissão para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB e o professor Ivo Theis, economista e pesquisador da Universidade de Blumenau.
No encontro, as dioceses partilharam seus gritos sociais e, conforme Neca Dagostin, “sob este indicativo refletiram-se os gritos ‘dos de baixo’ e a surdez ‘dos de cima’, como também os desafios do protagonismo dos excluídos. Deles surgiram os questionamentos: “como construir uma realidade em que não existam os ‘de baixo’ e ‘os de cima’?” e “que outra realidade ambiental, política, social e econômica construir em Santa Catarina?”.
Como respostas, “a espiritualidade libertadora versus o enfrentamento civilizacional (das montanhas às ruas); a união dos esforços e ações em conjunto, o controle de políticas públicas”.
“O seminário anual das pastorais sociais nos alimentou e nos fortaleceu para a caminhada” – analisa Neca Dagostin.
PASTORAL FAMILIAR APROFUNDA ESPIRITUALIDADE CONJUGAL

Na manhã de sábado, 26 de março, coordenadores da Pastoral Familiar estiveram reunidos no Centro de Pastoral São José, onde participaram da palestra ministrada pela psicóloga Maria de Lourdes Mazuchello com o tema “Espiritualidade Conjugal” e também por Robson Sombrio, testemunha qualificada do matrimônio.

O encontro, que teve por animador o Pe. Onécimo Alberton e a presença do Bispo Dom Jacinto Inácio Flach reuniu cerca de 70 pessoas, segundo o Coordenador Ulcinei Uggioni.

De acordo com Ulcinei, o próximo encontro está marcado para o dia 23 de julho, na Paróquia Santo Agostinho, em Rio Maina. Na ocasião, proferirá sobre o tema pré-matrimônio e pós-matrimônio, o palestrante Carlos Martendal, de Florianópolis. O encontro que será realizado durante o dia todo, trará ainda outras atividades que estão sendo elaboradas pela coordenação da pastoral.

CÁRITAS REALIZA SEMINÁRIO SOBRE SUSTENTABILIDADE
 
A Cáritas Diocesana de Criciúma realizou no último sábado, 26, na Paróquia Santo Agostinho de Rio de Maina, o Seminário sobre Sustentabilidade.O seminário reuniu as entidades membro e alguns dos grupos apoiados pela entidade.
Na pauta o grupo relembrou a missão da Cáritas e as ações sociais realizadas nas paróquias e pelas pastorais afiliadas, contando suas caminhadas.
O tema do seminário foi assessorado por Neuza Mafra, membro do Grupo de Trabalho sobre Mobilização de Recursos da Cáritas Brasileira. A assessora lembrou que o financeiro é apenas uma das vertentesda sustentabilidade. “A sustentabilidade é a capacidade de manter o projeto através da mobilização de recursos humano e financeiro”.
 
Neuza ainda reforçou o planejamento nas ações sociais. “A sustentabilidade é amparada em quatro dimensões: mística, sócio política, financeira e técnico gerencial”.
 
PASTORAL DA PESSOA IDOSA SE REÚNE EM FORQUILHINHA
 
Na tarde de sábado, 26 de março, 70 capacitadores estiveram reunidos no Encontro Comarcal da Pastoral da Pessoa Idosa, realizado nas dependências da Casa Mãe Helena, em Forquilhinha.
O encontro, que reuniu lideranças das paróquias São Sebastião (Praia Grande), São João Batista (São João do Sul), Nossa Senhora Mãe dos Homens (Araranguá), São Roque (Timbé do Sul), Sagrado Coração de Jesus (Forquilhinha) e Santa Bárbara (Criciúma) teve por animadora a religiosa da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, Ir. Anselma Biff.
Após a reflexão de três textos bíblicos, o grupo rezou e cantou muito. Logo após, segundo a Coordenadora, Terezinha Colonetti, foram repassados os objetivos para o ano de 2011, incluindo o curso que será promovido para os capacitadores no dia 06 de abril, em Forquilhinha. Preparação que será estendida também, segundo ela, a outras paróquias. Uma vez que a pastoral deseja ampliar sua atuação em outras comunidades da Diocese de Criciúma.
Conforme Terezinha, entre outras metas para este ano, a Pastoral da Pessoa Idosa pretende buscar apoio ao lado de Fóruns instalados nos municípios a fim de arrecadar cestas básicas provenientes de penas sob prestação de serviços à comunidade.
CURSILHO ANALISA CAMINHADA

Cerca de 40 lideranças estiveram presentes na reunião diocesana realizada pelo Movimento Cursilho da Cristandade, realizada na tarde de sábado, 26 de março, no salão da Paróquia São Donato, em Içara.

Conforme o Coordenador Diocesano, Silvano Pereira, o encontro, que contou com a presença do assessor da Pastoral, Pe. Angelo Galato e dos padres Zezinho e Marcos Rech, promoveu um estudo sobre a estrutura atual do MCC. “Desde a espiritualidade, às atribuições dos coordenadores e sua estrutura nos diversos grupos” – relata Silvano.

Na reunião foram repassadas informações sobre o encontro do GER ocorrido no dia 12 de março e enfatizada a importância da Leitura Orante da Bíblia nas escolas. “Queremos articular, valorizar os grupos nas Pequenas Comunidades de Fé, a fim de estimular mais candidatos para o MCC” – afirma o coordenador. As comarcas partilharam suas caminhadas e o movimento fez sua prestação de contas referente a 2010.

SERVOS DA RCC PARTICIPAM DE OFICINAS
 
No último domingo, 27 de março, o Movimento da Renovação Carismática Católica esteve reunido no Centro de Pastoral São José. Em Assembleia Diocesana, cerca de 370 servos, além dos 46 conselheiros da RCC estiveram presentes.
O encontro contou com a participação de religiosas Carmelitas da cidade de Blumenau que iniciaram com orações junto ao Pe. Valdemar Carminati, que deu as boas-vindas ao grupo. O Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach também se fez presente ao final da manhã. Na assembleia, foram definidas as atividades para 2011 e também realizado o estudo acerca do Estatuto da RCC.
Segundo a Coordenadora, Iracema Custódia, no período da tarde houve a reunião dos conselheiros e os ministérios ministraram diversos workshops. Entre os temas, música, intercessão, fé e política, promoção humana, jovens, família, crianças, oração por cura e libertação, formação, comunicação, pregação e universidades renovadas.
CATEQUISTAS PARTICIPAM DA 1ª ESCOLA DIOCESANA DE CATEQUESE
 
O primeiro dia de formação para catequistas das diversas comunidades da Diocese na 1ª Escola Diocesana de Catequese “Caminho de Emaús” foi um sucesso. Realizada na Paróquia Nossa Senhora da Natividade, em Cocal do Sul, a escola reuniu cerca de 150 pessoas. “O grupo teve um grande entrosamento a partir da espiritualização e das dinâmicas” – relata a Coordenadora Terezinha Brunel.
Com início às 08h, teve por tema central “Iniciação à Vida Cristã”, conduzido pelo pároco e assessor da pastoral Pe Eloir Borges.
O Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach, também se fez presente ao encontro durante o meio-dia, expressando palavras de “incentivo, otimismo e perseverança”, conforme Terezinha “a 1ª Escola é um sonho que está se realizando”.
No período da tarde, foram realizados trabalhos em grupos e o encerramento se deu com a Santa Missa, realizada às 17h com a celebração de envio. Cada participante recebeu um escapulário.
PADRES SE PREPARAM PARA A PÁSCOA EM MANHÃ DE ESPIRITUALIZAÇÃO

“Reflexão, oração e confissão individual” – estes são os momentos e gestos a serem vivenciados na quinta-feira, 07 de abril, durante a Manhã de Espiritualização entre os padres da Diocese de Criciúma.

Segundo o Coordenador Diocesano da Pastoral Presbiteral, Pe. Antonio Madeira, o encontro a ser realizado em preparação à Páscoa terá por assessor o Bispo da Diocese de Tubarão, Dom Wilson Tadeu Jönck.

Os padres se reúnem a partir das 08h, na Casa Paroquial da Paróquia Santo Antonio de Pádua, em Sombrio.

NA PRÓXIMA SEMANA

Reunião da Coordenação Regional de Catequese, e Escola Regional de Catequese, em Lages.

AGENDA DA SEMANA

02/04 – 08h30: Encontro de Assessores da Infância Missionária, São José.
02/04 – 09h00: Reunião da Pastoral Afro-Brasileira, no Secretariado.
02/04: Aprofundamento para Casais MI – Área VI – AR, Sagrada Família.

04/04: Escola Vivencial do MCC, São Paulo Apóstolo.
04/04: Reunião Setor Criciúma – 1 – Cursilho.

05/04 – 19h30: Estudo Comarcal de Araranguá (1º grupo), em Sombrio.

06/04 – 13h00: Preparação para Líderes da Pastoral da Pessoa Idosa, em Forquilhinha.
06/04 – 19h30: Estudo Comarcal de Criciúma, em Rio Maina.
06/04 – 19h30: Reunião Comarcal dos Grupos de Famílias – ML, em Forquilhinha.

07/04 – 08h30: Manhã de Espiritualidade dos Padres, em Sombrio.
07/04 – 13h30: Reunião da Coordenação da Pastoral Presbiteral, em Sombrio.
07/04 – 13h30: Curso de Políticas Públicas – Pastoral da Saúde, em Caravaggio.
07/04 – 19h30: Estudo Comarcal de Meleiro, em Turvo.

08 a 10/04: 1ª Etapa da EDEJU
08 a 10/04: Reunião do Conselho Regional de Pastoral Familiar, em Joaçaba.
08 a 10/04: Formação Regional da Pastoral Familiar, em Joaçaba.
08 a 10/04: Encontro Estadual do Movimento Familiar Cristão, em Timbó.

09/04: Encontro dos Religiosos, no Colégio São Bento.
09/04 – 14h00: Reunião Diocesana da Pascom, em Içara.
09/04 – 14h00: Reunião Comarcal da Mãe Peregrina – NV, em Sombrio.
09/04 – 14h00: Encontro de Formação Comarcal de Catequistas – NV, em São Bento Baixo.

09 a 10/04: Encontro de Pré-Adolescentes – MI, na Fundação Shalom.

10/04 – 13h30: Encontro Comarcal da Mãe Peregrina – ML, em Turvo.
10/04 – 08h00: Formação para Animadores Vocacionais, São José.
10/04 – 08h30: Retiro Diocesano da Pastoral Carcerária
10/04: Gincana Bíblica e Festa da Família MI – Área III – UR, em Urussanga.

ANIVERSARIANTES DE ABRIL

02/04: Pe. César Budny
04/04: Pe. Silvestre Koepp
11/04: Pe. Vilcinei Clarindo
13/04: Pe. Antonio Marcos Machado Madeira
14/04: Pe. José Aires de Souza Pereira (15 anos de ordenação)
14/04: Pe. Newton José Furtado Pereira
26/04: Pe. Osni Marino Zanatta (31 anos de ordenação)
26/04: Pe. Vicenzo Lumeta (25 anos de ordenação)
29/04: Pe. Antonio Mendes
30/04: Pe. Alírio Leandro (6 anos de ordenação)







-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...