segunda-feira, 27 de junho de 2011

3ª Missão Jovem Regional encerra com missa e alegria




Igreja ficou lotada para o encerramento da missão jovem (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/CNBB Sul 4)
Missionários da Pastoral da Juventude de Santa Catarina despediram-se da paróquia São Domingos de Gusmão, da cidade de Navegantes (SC) com declarações de carinho e agradecimento, depois de quatro dias de missões em cinco comunidades. Uma Missa, presidida pelo bispo diocesano dom José Negri, PIME, encerrou oficialmente a 3ª Missão Jovem Regional.
Com canto e dança e palavras de ordem, os 250 missionários jovens chegaram pela manhã à Igreja Matriz, deixando evidente a alegria que, mais tarde, o bispo sublinharia em sua homilia.
— Por que vocês estão contentes? Porque nestes quatro dias vocês deixaram de pensar em si —, afirmou.
Para ele, os jovens, ao deixarem seus interesses pessoais de lado por alguns dias para fazerem missão, trouxeram alegria para as famílias pelas quais passaram.
— Quantos, diante da sua presença, da presença do missionário, começaram a respirar de novo, a viver de novo? Isto é a vida. Jesus veio nos trazer a vida, como disse São Paulo na segunda leitura. É por isso que vocês estão felizes —, reafirmou dom José.
Antes, quatro jovens, missionários, convidados pelo bispo, deram testemunho pessoal das experiências que tiveram nas comunidades pelas quais passaram. Os jovens se disseram marcados pelas histórias de vida que ouviram e afirmaram que levam para casa muito mais do que trouxeram.
Um deles, que esteve na comunidade Nossa Senhora do Rosário, sintetizou o pensamento dos companheiros.
— Nós missionários, viemos para estas comunidades para tentar trazer um pouquinho daquela nossa alegria, daquela nossa esperança de que a vida tem outra visão, de que a vida é melhor. Os conhecimentos adquiridos foram muito grandes, muito fortes. Os momentos de partilha a gente nem comenta, porque só estando lá para ver. E creio que todos nós que estamos aqui, não trouxemos praticamente nada, em vista daquilo que estamos levando hoje —, disse.
A 3ª Missão Jovem Regional foi aberta no feriado de Corpus Christi, 23, quando os jovens foram enviados para as cinco comunidades da paróquia, aonde realizaram as celebrações, visitas às famílias e atividades comunitárias que envolveram crianças, jovens e famílias.
Depois do encerramento, eles participaram da Marcha Estadual Contra Violência e o Extermínio de Jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...