sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Diocese de Criciúma celebra 29ª Caminhada Vocacional


No próximo domingo, 28 de agosto, considerado pela Igreja o Dia de Oração pelas Vocações Leigas, a Diocese de Criciúma celebra o encerramento do mês vocacional com a 29ª edição da Caminhada Vocacional.

A caminhada inicia às 08h, e parte da rótula de acesso ao Rio Maina, em direção ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza.

Promovida pela Pastoral Vocacional, culmina com a Santa Missa às 10h, presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach e concelebrada por grande parte do clero da diocese.

Durante o trajeto, a animação fica por conta dos padres Antonio Júnior, Antoninho Rossi e Eloir Borges. Os seminaristas diocesanos animarão a Celebração Eucarística e as coordenações de pastorais a liturgia.

“Neste ano, contaremos com um grupo de crianças da Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Lauro Muller, que encenarão um teatro sobre a vocação, no início da missa”, informa o casal coordenador da pastoral, José Luiz e Rosiléia Machado.

Com a expectativa de reunir mais de dois mil fieis, sob o tema “Anunciar a Palavra que gera vida”, a Caminhada Vocacional 2011 continua a ser sinal de esperança e oração pelas vocações sacerdotal, familiar, consagrada e laical.

“A reflexão e o movimento pelas vocações tem se fortalecido nos últimos anos, graças ao apoio do bispo, dos padres, religiosas e seminaristas e, principalmente pelo fortalecimento da Pastoral Vocacional e dos agentes vocacionais que trabalham em nossas paróquias” – enfatiza José Luiz Machado.

Segundo o coordenador, a Caminhada Vocacional tem por objetivo fortalecer este sentimento e despertar nos fieis a cultura de rezar pelas vocações. “Propagar essa oração por todos os lugares a fim de que se cumpra o pedido do próprio Jesus: ‘Pedi ao Senhor da Messe que envie operários para a sua Vinha’ (Lc 10,2)”, enfatiza o coordenador.

“Se tivermos pastorais e movimentos atuantes em nossa diocese, ou seja, leigos vivendo sua primeira vocação de ser cristãos, será a base para que em nossa diocese e em nossas famílias surjam as vocações específicas: ao sacerdócio, à vida religiosa e à família”, exclama.

A Diocese de Criciúma conta, atualmente, com 46 padres diocesanos, 18 religiosos e um total de 69 seminaristas diocesanos e religiosos.

Conta ainda com 11 congregações religiosas distribuídas em 22 comunidades e cinco comarcas que abrangem 29 paróquias e um santuário diocesano, envolvendo famílias de 537 comunidades.

O serviço dos leigos se presta nas 17 pastorais e 11 movimentos existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...