quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Em audiência pública, PJ propõe ações de combate à violência e extermínio de jovens


A Pastoral da Juventude, que lidera a Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, mobilizou militantes de todo o estado para uma audiência pública na Assembleia Legislativa em Santa Catarina. Os jovens aprovaram 14 ações, entre elas a criação de um Fórum Permanente para a Juventude.

Rodrigo da Silva, coordenador regional da Pastoral da Juventude, disse que a Pastoral da Juventude não é dona da mobilização e que a luta contra a violência é de todos.
- [Essa audiência] é mais um passo. Não é um ponto de chegada, mas pode ser um trampolim para a gente aprofundar mais essa luta, junto com outras organizações – analisou.
Ele acrescentou que essa articulação é um desafio, já que cada organização tem suas bandeiras de lutas, mas é importante “se unir entorno de bandeiras comuns”.
- Que a gente possa nessa diversidade de organizações se somar, trazendo [cada uma] suas experiências, seus debates e suas forças, sempre tendo em vista vida da juventude – defendeu no encerramento quando foi aprovado o conjunto de propostas.
Entre elas, foi destacada a criação de um Fórum Permanente em prol da juventude, que, na proposta da deputada Luciane Carminati (PT), dará encaminhamento às demais propostas levantadas na audiência.
Entre as principais estão o repúdio à redução da maioridade penal, o apoio ao Estatuto da Juventude, que tramita no Senado, a implantação do Conselho Estadual da Juventude e a da Comissão Permanente de Combate ao extermínio de jovens.
A realização desta Audiência é fruto de um processo maior, iniciado em março de 2010, com a realização do Seminário Estadual da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, que planejou três ações principais a serem realizadas no estado: uma Marcha Estadual (realizada em junho/2011), uma pesquisa de aprofundamento (em andamento) e a audiência pública, além da constituição de um Comitê Estadual e diversas ações locais.
Reportagem: Marcelo Zapelini / Agência de Notícias Sul 4
Foto: Eduardo Guedes de Oliveira /ALESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...