terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pastoral da Juventude da Diocese de Criciúma reflete “Desafios e perspectivas” em sua 10ª Assembléia Diocesana.

Durante os dias 26 e 27 de Novembro de 2011 a Pastoral da Juventude da Diocese de Criciúma/SC esteve reunida na casa de encontros da Congregação dos Josefinos de Murialdo, em Balneário Arroio do Silva/SC, para a sua 10ª Assembleia Diocesana. Nestes dias, animados(as) pelo tema: “PJ: Desafios e Perspectivas” e embalados(as) pelo lema Permaneça firme naquilo que aprendeu e aceitou como certo” II Tm 3, 14, foi possível avaliar e planejar a caminhada da PJ na diocese.

Estiveram presentes jovens representantes de coordenações paroquiais da PJ, grupos de jovens, Coordenação e Assessoria diocesana da PJ. O bispo diocesano Dom Jacinto Inácio Flach também esteve presente durante a manhã do sábado(26), no início dos trabalhos, aonde falou a todos os participantes da “importância destes momentos para planejar a caminhada levando em conta a comunhão com a Igreja, em vista da vida da juventude”.

Conduzida a partir do método Ver, Julgar e Agir, e permeada pela mística dos lugares bíblicos de Belém (Lc 2, 1-20), Nazaré (Lc 4, 14-21), Betânia (Lc 10, 38-42), Samaria (Jo 4, 1-42) e Jerusalém (Lc 24, 13-35), a Assembléia proporcionou aos participantes refletir a caminhada da PJ em momentos de debate, trabalho em grupo, plenária, oração, conversa, troca de experiência, avaliação, planejamento, celebração, estudo e reflexão.

O Agir da assembléia foi pautado pelo estudo e análise das 4 linhas de ações presentes no plano de ação 2009-2011 que prevalecem para os próximos 2 anos: Articulação e Acompanhamento, Formação, Assessoria e Defesa da vida.A partir delas, o grupo propôs novos projetos e seus responsáveis, levando em consideração as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora – DGAE 2011-2015, o processo de construção do Setor Diocesano de Juventude e suas atividades conjuntas, a Jornada Mundial da Juventude, Pré-Jornada nas dioceses, a Peregrinação da Cruz, e a Campanha da Fraternidade 2013.

A 10ª Assembleia aclamou a recondução do jovem Marcos Tramontin ao serviço de coordenador diocesano da PJ por mais 2 anos. Com ele, a equipe formada pelos coordenadores e representantes paroquiais, assessores/as diocesanos/as irá coordenar os trabalhos da Pastoral da Juventude em comunhão com toda a igreja diocesana de Criciúma. A assembléia foi encerrada com a Celebração Eucarística, presidida pelo Assessor Diocesano da PJ, Pe. Bento Ailton Zilli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...