quinta-feira, 26 de julho de 2012

1ª Semana da Juventude movimenta paróquias da comarca de Turvo.

Um ano antes da Jornada Mundial da Juventude 2013, o domingo dia 22 de julho, encerrou a programação da Semana da Juventude nas paróquias da Comarca de Turvo.

De 15 a 22 de Julho de 2012 as paróquias da comarca de Turvo, na diocese de Criciúma estiveram envolvidas em diversas atividades envolvendo os jovens com gincanas, missas, caminhadas, palestras e shows. Tudo, com o objetivo de iniciar a preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013) e também refletir melhor a realidade da juventude da comarca.
Algumas paróquias tiveram atividades em alguns dias da semana como o caso de Meleiro, já Timbé do Sul e Jacinto Machado tiveram uma programação que envolveu a semana toda.
Em Meleiro a programação teve inicio no dia 14/07 com uma gincana bíblica com jovens e crisma tendo como tema: “Juventude e Eucaristia Cristã”. No dia 16/07 aconteceu uma Vigília Eucarística tendo como tema:“Alegrai-vos no Senhor” organizada pelos jovens da paróquia e grupo de jovens JUCRI. No Dia 20/07 aconteceu um Encontro de Jovens tratando da importância da família seguido de uma festa julina contando com a presença de jovens e suas famílias. E no dia 22/07 aconteceu o encerramento com uma missa em ação de graças pelos Jovens e pela semana de trabalho feita na paróquia.
Em Jacinto Machado a programação paroquial foi centralizada em atividades na comunidade matriz tendo inicio nos dias 14 e 15 com a missa de abertura. Nos demais dias, a partir das 6 horas da manhã foi feito um momento de oração na Igreja Matriz focando a semana da Juventude. A programação seguiu durante a semana com Adoração ao Santíssimo Sacramento no dia 16, missa falando sobre juventude e espiritualidade no dia 17, missa falando sobre a Família e Juventude no dia 18, palestras nos dias 19 e 20 com os seguintes temas: “Compromisso e Comprometimento do Cristão” e “Vocações . No sábado dia 21 aconteceu também uma gincana bíblica com os jovens de Timbé do Sul e coordenação da Pastoral da Juventude da Comarca de Turvo. Encerrando a semana com uma missa no dia 22 pela manhã. A semana da juventude pra jacinto teve como objetivo evangelizar o jovem, proporcionar encontros com Jesus Cristo na escuta da palavra de Deus e da Eucaristia. O Jovem Evangelizando o próprio Jovem. A Paróquia Santa Terezinha agradece a todos q participaram da Semana da Juventude
Em Timbé do Sul a programação envolveu a Matriz e comunidades divididas em núcleos onde teve inicio no dia 15/07 com a Caminhada da Juventude e do dia 16/07 até dia 20/07 com os núcleos trabalhado o tema: Juventude e Vida e o Lema: Como me revelo e com que olhos sou visto?... com debates teatros e dinâmicas e encerrando os trabalho de núcleo com uma Palestra com a Psicóloga Moramei trazendo um pouco mais sobre o tema e o lema em Timbé do Sul . Já no Sábado dia 21, aproximadamente 37 jovens e catequistas de Timbé se dirigiram para Jacinto Machado para participarem juntamente com eles da gincana Bíblica organizada pela comarca. E no domingo dia 22 a semana em Timbé do Sul se encerrou com um Show animado pela Banda Kairós de Jacinto e com teatros feitos pela equipe de da Pj da paróquia São Roque de Timbé.
Segundo a Coordenadora da Pastoral da Juventude da Comarca de Turvo Jádna Salvador a Semana da Juventude veio de encontro com o projeto que a coordenação da Pj da Comaca de Turvo estava  elaborando, projeto no qual o maior objetivo era conhecer a realidade da juventude de cada paróquia, desta forma, a semana da juventude nos ajudou a avaliar essa realidade. Foi uma semana orante, divertida e proveitosa. Vimos sorrisos, alegria, e muita festa. Nós da coordenação comarcal agradecemos todos aqueles que nos ajudaram e apoiaram durante essa semana, e parabenizamos as paróquias de Timbé do Sul, Meleiro e Jacinto Machado que dedicaram o seu tempo para preparar essa semana, por fazer ela realmente acontecer, foi um trabalho bonito e significativo na vida de muitos jovens que ali estiveram presentes. Com toda certeza, a 1ª Semana da Juventude vai ficar na história da Comarca. Vale lembrar que por alguns imprevistos a paróquia de Turvo adiou a Semana da Juventude a principio para agosto.

“Um jovem custa muito pouco, muito pouco de muito amor” Pe. Zezinho.

Colaboração:Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus de Jacinto Machado-Sc e Paróquia Nossa Senhora da Glória de Meleiro-Sc 

                                                            Mais Fotos? Clique Aqui

Um comentário:

  1. Cremos que a juventude tem muito amor, carrega esperança viva no seu cantar... Assim foi a semana da juventude em nossa paróquia, cheia de amor, esperança, fé e entrega. Nossos jovens tem a força e dinamismo no seu íntimo, basta que exista mais iniciativas como essa para que possam desabrochar... Parabéns a todos por essa vivência...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...