sexta-feira, 18 de abril de 2014

Diocese de Criciúma realiza a 1ª etapa da Escola Diocesana de Evangelização da Juventude Pe. Ludgero Buss (EDEJU)



     A Escola Diocesana de Evangelização da Juventude Pe. Ludgero Buss – EDEJU, iniciou suas atividades no ano de 2014, com sua 1ª etapa, entre os dias 11 e 13 de abril, na Casa dos Josefinos de Murialdo no Arroio do Silva.








      Aprovada na Assembleia Diocesana de Pastoral de 2006 e confiada à Pastoral da Juventude da Diocese, a Escola teve sua 1ª turma no ano de 2007. Com o objetivo principal de formar e capacitar lideranças juvenis para atuação nos grupos de base, a Escola insere-se nas diversas realidades de nossa Diocese, pois conta com a participação de jovens de diversas Paróquias e comunidades. 

Neste ano, após aprovação na 11ª Assembleia Diocesana da PJ em dezembro de 2013, a EDEJU passou por modificações em sua estrutura didática, a fim de focar em temas que sejam mais comuns no dia-a-dia da juventude e de seus diversos grupos. Esta nova estrutura busca permitir maior participação dos jovens pois, a cada etapa, novos jovens poderão se inscrever, ampliando assim o seu público. Ressalta-se que o formato anterior e utilizado até no ano de 2013, permanecerá de forma alternada com a nova metodologia, e terá como objetivo uma capacitação mais profunda das diversas dimensões e realidades da juventude.




Nesta 1ª etapa os participantes refletiram sobre o Ofício Divino da Juventude (ODJ) com a assessoria dos jovens Liége Santin, Tiago Arcego e Claudia Hóéckesfesd da Pastoral da Juventude da Diocese de Chapecó. O ODJ foi criado a partir do Ofício Divino das Comunidades e da Liturgia das Horas, como subsidio orante para a juventude, celebrando a vida, suas alegrias e tristezas, desafios e conquistas, nos diversos momentos do dia. De forma descontraída, a equipe de assessores apresentou o contexto que se insere o ODJ, a partir da espiritualidade da Pastoral da Juventude e seus diversos grupos, e como o mesmo tornou-se instrumento importante de evangelização da juventude por seu formato simples e de profundo sentido teológico-cristão, auxiliando a juventude a rezar a vida de Jesus e a sua própria vida.



A etapa foi dinamizada com inúmeros momentos de reflexão, debates e partilhas da realidade, oficina e vivência em pequenos grupos, momentos de oração do Ofício, participação na Missa de Ramos da comunidade e espaços de descontração, dança, música e convivência dos jovens.




Ao final da etapa, os jovens foram enviados a retornarem às suas paróquias, partilhando e vivenciado o aprendizado destes dias, celebrando a vida da juventude e dando continuidade no seu trabalho de evangelização. A próxima etapa acontece entre os dias 16 e 18 de maio na Paróquia Nossa Senhora da Glória em Meleiro.




Equipe Teias da Comunicação da Pastoral da Juventude da Diocese de Criciúma.

                                                            Mais fotos??? Clique aqui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...