terça-feira, 2 de setembro de 2014

Coordenação da Pastoral da Juventude da Diocese de Criciúma reflete sobre missionariedade.


Na tarde deste sábado, 30 de agosto, a Coordenação da Pastoral da Juventude da Diocese de Criciúma se reuniu na Paróquia São Paulo Apóstolo, no Bairro Michel em Criciúma, para a sua terceira reunião diocesana em 2014.


Inicialmente, com a assessoria do Pe. Onécimo Alberton, os jovens refletiram sobre a vivência missionária do cristão batizado, iluminados pelas palavras do Papa Francisco no capítulo V da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. A reflexão insere-se no contexto de preparação da 1ª Missão Jovem Diocesana da PJ, prevista para outubro de 2015 e já sendo preparada.

Em sua fala Pe. Onécimo apresenta o contexto atual da Igreja no mundo, que vivencia com surpresa e entusiasmo o pulsante início de pontificado de um Papa simples que cativa e reanima os cristãos. Neste sentido, a exortação apostólica nos convida a alegrarmo-nos com o Evangelho de Cristo ao passo que nos impulsiona a sairmos de nossa segurança existencial e partirmos em missão, à evangelização.

“A missão é uma paixão por Jesus e simultaneamente pelo seu povo. O verdadeiro missionário, que nunca deixa de ser discípulo, sabe que Jesus caminha, fala, respira, trabalha com ele. O verdadeiro missionário sente Jesus vivo com ele”, salienta.

Após as reflexões, os jovens avaliaram o projeto da 1ª Missão Jovem, propondo modificações e adequações. Na sequencia, os presentes refletiram acerca da atuação da PJ como membro do Fórum Diocesano das Pastorais Sociais, deliberando por manter o apoio ao plebiscito popular pela reforma política, conforme orientação do regional e do nacional da Pastoral.

Por fim, os presentes avaliaram a participação em atividades a nível diocesano e foram informados das próximas atividades da Pastoral a nível regional e diocesano, com destaque para o Seminário Contra a Violência da Juventude, de 20 e 21 de setembro em Rio do Oeste; a Pré-Assembleia Regional da PJ, de 10 a 12 de outubro em Luzerna e a 4ª etapa da EDEJU, de 12 a 14 de setembro em Balneário Arroio do Silva.

Equipe Teias da Comunicação da Pastoral da Juventude da Diocese de Criciúma.
                                                                             Texto: Richard Magnus 
                                                          Imagens: PJ Criciúma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...