sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Diario de Bordo 11º ENPJ Manaus: 6º Dia Plenárias e Oficinas Temáticas

Boa noite Companheiros de caminhada,  depois de conhecermos Manaus e suas necessidades, chegamos ao nosso 6º dia de ENPJ.
A manhã começou com a oração do Oficio Divino com a presença do Pe. Hilário Dick que na sua partilha nos disse: "A juventude é o Sacramento da Utopia", depois deste momento orante tivemos inicio a mais um momento de plenária  com o tema "Caminhos alternativos para os grupos de bases da PJ que teve a presença de Pe. Edinho e de Maria Eduarda - Participante do grupo de base da Pj em Manaus e do Projeto Oca da Juventude e intermediado por Rafael Martins - CN Sul. 
durante esta mesa foi mostrado o trabalho realizado pelo projeto Oca da Juventude, que faz a reciclagem de garrafas Pet e as transformam em vassouras, esse projeto surgiu dentro do grupo de base da pj em manaus. Rafael tambem lembrou que o 11º ENPJ é a reafirmação pela opção do grupo de base e nos diz: "O maior presente que a Pastoral da Juventude oferece aos jovens é de vivenciar a presença de Deus no Grupo de Base". 
No período da Tarde os delegados tiveram oficinas temáticas nos quais cada jovem poderia fazer 2 nas quais foram escolhidas durante a inscrição ao encontro. Dentre as oficinas temáticas proposta tinham: Grafite, fotografia, leitura popular da bíblia, mistica e espiritualidade, projeto pessoal de vida, desenho e pintura. violencia e encarceramento da juventude, rodas de conversa, dança e teatro, criação de sites e redes sociais, liturgia e ambientação, criação de conselhos de juventude, afetividade e sexualidade, musica popular, reutilização de materiais, oficio divino da juventude, discussão e contrusção de PPJs, Campanha Mundial contra a Fome (Cáritas), costumização, produção de noticias e dinamicas para grupos, onde os jovens puderam partilhar e aprender coisas novas que contribuem com sua caminhada nas suas bases.
A noite os delegados tiveram tempo livre para poderem ficar mais com suas familias que os acolhem em Manaus. Encerrando assim o 6º dia de ENPJ.
 


Texto: Lauriane Pizzoni
Fotos: Pj Diocese Criciuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...