Como Nos Organizamos



COMO NOS ORGANIZAMOS...

“Organizamo-nos a partir dos grupos de jovens, por acreditar que este é um espaço privilegiado de valorização do protagonismo juvenil, da vivência comunitária e da evangelização, fatores importantes para o processo de educação na fé. A reunião é um momento importante e fundamental na vida do grupo. É no processo de reunião que o grupo nasce, cresce e amadurece.” (Criando Grupos de Jovens).[1]
A PJ organiza-se a partir de grupos de base, como uma opção político-pedagógica. São grupos de jovens, onde todos têm sua própria maneira de ser.  Ali, comprometem-se na oração e na ação.



A PJ da Diocese de Criciúma nesses 16 anos de caminhada, seguindo Jesus Cristo em comunidade, nos Grupos de Jovens, edifica-se na fé e no compromisso de jovens que se articulam nas comunidades, em pequenos grupos; alimenta-se na fé a partir da prática da oração libertadora, fundamentada na Palavra de Deus, na vida dos mártires, na opção evangélica pelos pequenos, especialmente pelos jovens excluídos, discriminados.

Todo grupo de jovens tem o seu tempo próprio para nascer e crescer.  Um grupo nunca morre. Sua vida é dinâmica, nele o jovem passa por um processo de educação na fé, de modo que, ao atingir sua maturidade, dirige sua militância para fora do grupo, no campo eclesial e também na sociedade, enquanto outros jovens entram para o grupo.  Além disso, o grupo não pode fechar-se em si mesmo, mas articular-se com outros, pois é um espaço para despertar lideranças para a atuação na comunidade. E para que a caminhada dos grupos de jovens seja fortalecida é necessário que haja uma estrutura: uma equipe de coordenação e pessoas que o acompanhem, favorecendo a animação, integração, formação e engajamento dos jovens com a comunidade eclesial e com a sociedade. Na comunidade, o grupo necessita ser representado nas instâncias de decisões da caminhada, o CPC, garantindo o rosto da juventude neste espaço.
Na instância paroquial existe a coordenação paroquial da Pastoral da Juventude que é composta por representantes ou coordenadores dos grupos de jovens das comunidades pertencentes à paróquia, com a finalidade de ser espaço de comunhão e integração entre os grupos existentes. Esta instância atua através de atividades comuns, encontros, eventos, e, também, fomentando a nucleação de novos grupos de jovens para serem presença nos espaços de deliberação da paróquia, garantindo a participação da juventude na caminhada paroquial.

A organização da PJ, também acontece em âmbito Comarcal. Nossa Diocese divide-se em cinco Regiões Pastorais, que aglutinam paróquias por proximidades geográficas e realidades sócio-econômicas comuns. São as Comarcas de: Araranguá, Criciúma, Meleiro, Nova Veneza e Urussanga. Nesta instância, a Pastoral da Juventude organiza-se a partir dos coordenadores das paróquias que as compõem, formando assim a equipe comarcal da PJ, com a finalidade de criar espaços de discussão, partilha de experiência e o desenvolvimento de atividades comuns entre as paróquias, bem como, representar a juventude nesta instância de decisão, como o Conselho Comarcal de Pastoral.
Compõe a Equipe de Coordenação diocesana da Pastoral da Juventude: equipe executiva: coordenador(a), eleito(a) em assembléia, secretário(a) e tesoureiro(a), coordenadores comarcais da PJ, assessor diocesano da PJ e representantes dos serviços da PJ: formação e comunicação. Esta equipe tem função de coordenar as ações definidas pela assembléia diocesana, animar e articular a caminhada nas diversas instâncias e representar a PJ diocesana no Conselho Diocesano de Pastoral, sendo a voz da juventude neste espaço. Além disso, a PJ da diocese é representada pela sua coordenação diocesana, na Coordenação Regional da Pastoral da Juventude, junto com as outras 09 dioceses do Estado de Santa Catarina.
O Organograma abaixo explicita o jeito da PJ organizar-se.




Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude

Coordenador Diocesano:
Jonathan Velho Búrigo
Paróquia São Roque – Timbé do Sul
Rua: Elviro Savi nº10 Centro 
Timbé do Sul - CEP 88940-000
 
E-mail: jonathan-timbeense@hotmail.com
          jonathan.velhoburigo@gmail.com
Fone: (48) 91282903/ 99655404

COMARCA DE ARARANGUÁ
- Marcos Tramontin
- Alamir Monteiro

COMARCA DE CRICIÚMA
- Sabrina Apolinário
- Heldilen Giassi

COMARCA DE NOVA VENEZA
- Janine Salvaro
- Gilberto Trombim

COMARCA DE TURVO
(Referências)
- Jadna Salvador
COMARCA DE URUSSANGA
(Referências)
- Rodrigo Szymanski
- Gabriela Machado


Assessor Diocesano
Pe. Bento Ailton Zilli




[1] O Corpo – Subsídio Pastoral da Juventude do Brasil
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...